Volume de chuvas na região deve voltar a aumentar a partir do próximo mês
Período de seca é resultado do fenômeno La Niña
Após um longo período de estiagem que se estende desde o mês de abril, a tendência é que o volume de chuvas na região volte a aumentar a partir de setembro. A terça-feira, 21, foi de chuva em Brusque e nos municípios do entorno, porém, ainda com volumes abaixo da previsão e do necessário para amenizar a falta de chuva que acomete o estado.
Veja também:
Acusada de assassinato de Chico Wehmuth pede para não ser julgada em Brusque
Brusquense é investigado após críticas de alunos da UFSC à Polícia Federal
Ministério Público investiga suspeita de irregularidade em análises da água pelo Samae
Para o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, o volume de chuva em Brusque e região não reduz o problema da estiagem. “Não ameniza em nada, o volume é muito baixo”, comenta. “A previsão para terça seria de 80mm, mas não chega a chover tudo isso. Se realmente chovesse essa quantidade, poderia dar uma melhorada.”
A estiagem atinge também a cabeceira do rio Itajaí-Mirim, que nasce em Vidal Ramos e, em seu curso, passa por Botuverá, Brusque e Itajaí. A previsão para os próximos dias é a mesma do município: chuvas até quinta-feira e, na sexta, volta a fazer sol. “Se o tempo mudar e, a partir de sábado, voltar a chover, podemos ter uma melhora no quadro devido ao volume acumulado”, diz o diretor.
Estiagem atinge todo o estado
De acordo com o meteorologista Clovis Correa, da Epagri/Ciram, o estado de Santa Catarina como um todo passa por esse período de poucas chuvas, e as regiões mais afetadas pela estiagem foram o Alto Vale do Itajaí, o Meio Oeste e o Oeste. “Tivemos chuvas esporádicas, o mês de junho teve mais, mas nada significativo. Isso ocorre devido ao fenômeno La Niña, do qual já saímos, agora estamos na normalidade”, diz.
Ainda segundo Correa, a chegada do El Niño deve trazer aumento no volume de chuvas mais perto do final do ano, a partir de outubro.
El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que alteram a temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico – El Niño a eleva, enquanto La Niña a diminui. Ambos causam mudanças significativas nos padrões de chuva e temperatura.
Veja também:
Denúncias falsas geram prejuízos à Polícia Civil e ao Judiciário de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Empresa de Blumenau é condenada por discriminação a funcionário homossexual
Previsão para os próximos dias
Segundo previsões do meteorologista Piter Scheuer, publicadas no blog Observador do Tempo, de Ciro Groh, a tendência para Brusque e região é que o tempo se mantenha instável nesta quarta-feira, 22, com chuvas ocasionais e volume acumulado que pode chegar a 30mm.
Na quinta-feira, 23, após chuvas durante a madrugada, o tempo melhora a partir da manhã e o dia deverá ser de sol com poucas nuvens, e temperaturas em torno dos 24ºC. O tempo firme se mantém na sexta-feira, com temperaturas que podem variar dos 25 aos 27ºC.