Voo sobre o rio Itajaí-Mirim dá continuidade às comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial

Evento conta com a presença do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Voo sobre o rio Itajaí-Mirim dá continuidade às comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial

Evento conta com a presença do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança

A chegada do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, ao Vale do Itajaí, na tarde de ontem, deu continuidade à programação em comemoração ao sesquicentenário de fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro, iniciada domingo passado com culto na Igreja Luterana de Brusque.

A colônia ficava nos atuais territórios dos municípios de Botuverá, Nova Trento, na localidade do Krecker, em São João Batista, e na margem direita de Brusque. A Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro foi fundada em 10 de março de 1867, ou seja, hoje faz 150 anos da sua instalação.

As comemorações do sesquicentenário da Colônia Imperial seguem até domingo, 12, e acontecerão em Brusque, Botuverá, Nova Trento e São João Batista. Todos os eventos são gratuitos e abertos à população.

Dom Bertrand, que já esteve na região em novembro do ano passado para a conferência inaugural do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, será uma das presenças ilustres do evento e ficará na região até a tarde de sábado, 11.

Ontem, logo após a sua chegada em Brusque, ele sobrevoou toda a extensão do rio Itajaí-Mirim, da foz à nascente. Durante sua estadia na região, o príncipe imperial ficará hospedado no Mosteiro Park Hotel, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em Nova Trento. Ontem à noite, a programação seguiu com a recepção a Dom Bertrand e jantar familiar na residência de Vilmar Bussolaro e Evani Franzoi Bussolaro.

Monumento do sesquicentenário
Na manhã de hoje, a programação segue com a inauguração do monumento do sesquicentenário, na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, na Travessa Lagoa Dourada, sede provisória da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro. Além de Dom Bertrand, o evento contará com a presença do prefeito Jonas Paegle e demais autoridades.

Conferência Magna
Ainda na escola Padre Luiz Gonzaga Steiner, acontecerá a conferência magna “A construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana”, ministrada pelo historiador Paulo Vendelino Kons e pelo escritor Aloisius Carlos Lauth.

Repique dos sinos
Ainda pela manhã, os eventos em comemoração ao sesquicentenário da Colônia Imperial seguem em Botuverá. Ao meio-dia, acontecerá a Oração do Angelus, na Igreja Matriz de São José, e o repique de sinos simultâneo em todas as igrejas localizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Vidal Ramos, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista). Às 14h30, está previsto um sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.

Sessão solene e caminhada
Já em Nova Trento, acontecerá uma sessão solene na Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Carlos Roberto Orsi. Na ocasião, haverá pronunciamentos de Dom Bertrand, do prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini, do historiador Paulo Vendelino Kons e do professor Juliano Mazzola.

Logo depois, haverá uma caminhada até o Cemitério Municipal, como homenagem a todos os construtores da Colônia Imperial, com deposição de coroa de flores na lápide de Hyppolito Eugênio Boiteux.


Programação

Sexta-feira, 10
9h – Inauguração do monumento do sesquicentenário
Local: Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, em Brusque

9h30 – Conferência Magna “A construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana”
Local: Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, em Brusque

11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Local: Igreja Matriz São José, em Botuverá

11h50 – Formação da rede de rádio do sesquicentenário

12h – Oração do Angelus e repique simultâneo dos sinos
Local: Igreja Matriz São José, em Botuverá

14h30 – Sobrevoo do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro

16h – Sessão solene
Local: Câmara de Vereadores de Nova Trento

19h – Missa solene
Local: Igreja Matriz de São Virgílio, Nova Trento

Sábado, 11
Manhã – Visita aos santuários de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro
Local: Nova Trento

15h – Missa e Assembleia de fundação da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil
Local: Igreja São José, em São João Batista

Domingo, 12
19h30 – Culto em ação de graças
Local: Igreja Evangélica Calvário, Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio