Projeto brusquense de apoio a vítimas de câncer é destaque no Amor & Sexo

Programa da TV Globo mostrou o trabalho do tatuador Ivo Buss, que ajuda a recuperar a autoestima de mulheres com cicatrizes nos seios

Projeto brusquense de apoio a vítimas de câncer é destaque no Amor & Sexo

Programa da TV Globo mostrou o trabalho do tatuador Ivo Buss, que ajuda a recuperar a autoestima de mulheres com cicatrizes nos seios

Os brusquenses Ivo Miguel Buss, Ana Claudia de Souza Buss e Maria da Silva Gevaerd participaram do programa Amor e Sexo, da TV Globo, exibido na noite desta quinta-feira, 9.

Buss falou sobre o trabalho voluntário realizado com mulheres vítimas de câncer de mama. Desde outubro do ano passado ele tatua gratuitamente mulheres que querem esconder a cicatriz da cirurgia ou fazer a reconstrução da aréola – área circular que envolve o mamilo. Clique aqui e confira o trecho do programa.

O programa abordou o uso da tatuagem como forma de recuperar a autoestima. “Durante o tratamento do câncer de mama, muitas mulheres passam pela mastectomia, que é a remoção da mama, e é comum substituí-las por próteses de silicone. Ainda assim, as pacientes ficam fragilizadas e muitas delas vem usando a tatuagem como recurso para recuperar a autoestima”, disse a apresentadora Fernanda Lima.

O tatuador contou que iniciou o projeto com o incentivo da esposa. “Começamos a desenvolver esse trabalho quando, infelizmente, a minha esposa descobriu que estava com câncer de útero, ela mesma teve a ideia e disse: ‘Vamos ajudar as mulheres que tiveram câncer de mama, vamos refazer a auréola, cobrir as cicatrizes’.

Maria, que precisou retirar a mama após um câncer, disse que a vida precisava ser reconstruída. “Tinha uma coisa que estava me faltando, coloquei a prótese, mas sempre fica a cicatriz”. Ela disse que a guirlanda tatuada no peito traduz o nascimento de uma nova vida. “Acho que a gente é um jardim, e sai uma flor, então vamos reconstruir”. O apoio do marido foi fundamental e reconhecido no programa. “Ele sempre me achou linda, sempre deu total apoio, minha autoestima está lá em cima”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio