Workshop online sobre autolesão em jovens e adolescentes reune participantes de todo o país
Psicanalista clínico Mário Eccher, de Brusque, promoveu o evento
Psicanalista clínico Mário Eccher, de Brusque, promoveu o evento
No sábado, 22, o psicanalista clínico Mário Augusto Eccher promoveu um workshop online sobre autolesão e suicídio em jovens e adolescentes. O evento teve a participação de 30 profissionais de várias regiões do país que têm interesse nesta área de pesquisa.
Eccher elaborou um estudo sobre o tema em Brusque, com a participação de alunos das escolas da cidade, que apontou que a prática da autolesão é recorrente, principalmente entre os adolescentes.
A ideia do workshop foi voltar ao tema, já que com a suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19, o trabalho de pesquisa ficou mais difícil. De acordo com ele, a pandemia tem refletido num aumento no número de casos de autolesão entre os adolescentes.
“Sabemos que o pós-pandemia será muito complicado. Este assunto precisa voltar a ser tratado com carinho, temos que preparar os professores, pais e os próprios alunos para esta nova realidade da escola”, diz.
No workshop, o profissional expôs tudo o que já foi realizado em Brusque sobre o tema e compartilhou suas experiências com os participantes que têm interesse em fazer trabalho semelhante em seus municípios.
O evento online teve duração de três horas e, de acordo com Eccher, foi muito importante para dar início à preparação para o retorno das aulas.
“Os adolescentes estão na fase de buscar seus grupos, suas tribos e com a pandemia estão impedidos de fazer isso. Acabam ocupando o tempo no celular, o que pode chatear os pais e aí se frustram, se angustiam, e a clausura que estamos vivendo por conta do vírus só tem aumentado isso”.
Para o psicanalista, o ideal seria que as aulas continuassem online até o fim do ano e que uma vez por semana, a escola promovesse encontros sociais em pequenos grupos para amenizar esses sentimentos nos adolescentes. “Poderíamos seguir com as aulas online e realizar a educação física na escola, por exemplo, dentro dos protocolos. É importante que os pais comecem a preparar os filhos de que a escola não será a mesma coisa que antes”, destaca.
Durante o workshop, Eccher lançou o curso de capacitação na área de autolesão em crianças e adolescentes. De acordo com o psicanalista, a formação é pioneira no Brasil. O curso será online e terá a duração de seis meses, com duas aulas por mês. O investimento é de R$ 160 mensais.
“É um curso voltado para todos que têm interesse nesta área: pais, professores, profissionais da área da saúde, todos que quiserem participar. Ao final do curso, o participante deverá apresentar um artigo sobre o tema e sua pesquisa. Também será oferecido certificado”, destaca.
O curso terá início na primeira semana de setembro. Mais informações pelo WhatsApp: (47) 9 9687-6416.