É a 5ª maior cidade da Colômbia, tombada pela Unesco, considerada Patrimônio da Humanidade. É conhecida pelas suas ruas estreitas floridas, casinhas coloridas, muita música, festas, diversão, esmeraldas, café, história, ceviche, praia, mar do Caribe e muitos outros.

Com clima tropical, o tempo fica estável quase o ano todo, porém é bom evitar o mês de outubro que é um mês mais chuvoso. A dica é ir, se possível, entre dezembro a abril, com o sol a todo vapor e as temperaturas altas. Lembre-se, use muito protetor solar e roupas leves.

Como o país está no Mercosul, é não é necessário visto e nem passaporte. É possível viajar somente com a Carteira de Identidade e é obrigatório apresentar a Carteira de Vacinação Internacional, com a vacina contra a Febre Amarela tomada no mínimo a 10 dias antes da viagem.

Sobre documentação da Covid-19: fui visitar a cidade agora em fevereiro e não foi necessário fazer teste PCR, somente  precisei apresentar o comprovante das vacinas com no mínimo 14 dias antes da viagem. Além disso, precisei preencher até 24 horas antes do embarque no site do governo o formulário Check Mig.

Veja abaixo oito atrações imperdíveis:

Torre do Relógio

1 – Cidade Amuralhada

É o coração da cidade, onde se concentra grande parte dos pontos turísticos. Foi construída a mando do Rei Felipe II para a proteção contra invasões piratas, toda feita de pedra com 13 quilômetros de extensão. A ideia aqui é caminhar pelas ruelas charmosas e observar as casas coloridas de arquitetura colonial, cobertas de muitas flores, que hoje abrigam cafés, bares, estúdios de artes, hotéis boutique e AirBnb. Alguns pontos turísticos para se conhecer: Torre do Relógio, Catedral, Palácio da Inquisição, Igreja São Pedro Claver, Museu das Esmeraldas e inúmeras lojas.

2 – Getsemaní

Uma palavra para descrever o bairro: boemia! Tem o seu charme particular, ali era o bairro onde os empregados dos ricos moravam, por muito tempo um lugar esquecido e não procurado. 

Hoje, é totalmente revitalizado com muitos hostels, bares, artistas de rua, show nas praças e grafites coloridos que trazem alegria aos que ali passam e deixam o lugar muito atrativo, procurado pelos jovens e também mochileiros. Nosso guia além de nos explicar sobre o local e dar várias dicas, nos levou para provar o Bolis (conhecido aqui como geladinho) artesanal da dona Gladis, provamos o de maracujá.

3 – Castelo San Felipe Barajas

A maior construção militar feita pelos espanhóis em suas colônias no novo mundo. Seu valor histórico o levou a ser tombando como Patrimônio da Unesco. A construção foi entre 1536 e 1657. O local em que foi feito era de posição estratégica que permitia observar os inimigos vindos por terra ou mar.

Além da grandiosa estrutura feita de pedra, a parte interna é todo feita em forma de labirinto, também pensando em enganar os inimigos. Além de quartos, corredores e túneis. Uma dica: aqui o passeio é quase todo na área externa, então para fugir do sol vá logo cedo ou ao final do dia, evite o pico do calor.

4 – Ilha do Rosário

Quando se pensa em Caribe já vem a imagem do mar azul e areia branquinha. Porém, por mais que Cartagena esteja localizada no Caribe, ali você não vai ver nas praias esse tom de azul. Para ir ao paraíso de águas calmas e transparentes, a dica é ir para a Ilha do Rosário. É um pequeno arquipélago que conta com 28 ilhas particulares, muitas delas com pequenos hotéis, hospedagens de luxo e Beach Clubs de diversos tipos, alguns mais voltados para diversão em família e outros  que não aceitam menores de 18 anos. Você escolhe aquele que se encaixar melhor no seu estilo de viagem.

O trajeto é feito em aproximadamente 1 hora em lancha, com hora de saída e volta. No passeio que optei, Bora Bora, o almoço estava incluso e havia coquetel de boas-vindas, além de um DJ animando o dia. Com um lindo dia de sol, ali realmente tinha a água azul cristalina e areia branca do Caribe.

5 – Culinária

Eu sempre falo que a culinária também é cultura e história em uma viagem. Há inúmeros restaurantes de todos os tipos pelas ruelas, e também vendedores ambulantes que geralmente vendem frutas e limonada de coco, feita com leite de coco, limão, açúcar, água e gelo, típico. Alguns para provar:

Ceviche: é um dos pratos típicos de cidades litorâneas, com ingredientes básicos. O peixe é marinado em suco de limão, ou outro cítrico, pode ser misturado com outros frutos do mar ou ingredientes como manga, chips de banana e etc.

Ceviche no Restaurante Juan Icaco

Coctel de Camarón: esse é um clássico tradicional da região do Caribe e Pacífico da costa colombiana. Paramos ao final do tour para degustar em um carrinho de rua, com mesas de plástico em uma praça simples. Confesso que eu não teria coragem de pedir camarão ali, mas como foi nosso guia que nos indicou, provamos e estava delicioso.

Arroz com coco: um dos pratos essenciais na culinária de Cartagena, e eu amei. Vem geralmente acompanhando o prato com peixe frito e salada. Eu achei no mercado para comprar e trouxe 2 quilos para casa.

Casamento Perfeito: durante nosso passeio por Getsemaní, paramos em um bar para provar o “Casamento Perfeito”, que é um Salgado (tipo uma empanada) com uma cervejinha (sim, mini), esteva tudo delicioso.

6 – Café

Quase impossível pensar na Colômbia e não associar com a bebida dos deuses: café. Eu mesma estava ansiosa para provar vários! Há diversas cafeterias pela cidade e marcas diferentes nos mercados. Para facilitar, contratei um Tour que nos mostrou, nos fez experimentar e explicou sobre os diferentes tipos e processos dessa bebida tão apreciada no mundo todo.

Mas por que o café por lá é tão famoso? Devido principalmente a localização, com o solo vulcânico e de altitude, que apresenta clima ideal e riqueza de nutrientes para o cultivo da fruta lhe dando um sabor marcante. A dica é comprar no mercado se você quiser trazer para casa, que o preço é melhor, eu trouxe oito quilos na mala

7 – Comprar de artesanatos

Sempre tem que ter as comprinhas. Eu adoro trazer algo para mim, para a casa e, algumas vezes, também trago presentes. O que eu gostei bastante e trouxe da viagem foram as bolsas, que são super coloridas e de vários tamanhos. Também não faltam diversos tipos e tamanhos de chapéus e dá para se perder nas inúmeras pulseiras, colares e tornozeleiras, feitas a maioria de conchichas e pedras.

8 – Pôr do sol

O pôr do sol em Cartagena é imperdível, um evento. Todos param para apreciar o dia terminando, em um céu de tons alaranjados.

Pode ser em um dos inúmeros rooftops da Cidade Amuralhada ou Getsamaní, ou ainda em um passeio de barco ou catamarã pela baía, todos regados a muita música caribenha e bons drinks. Falando nisso, não deixe de provar o Coco Loco.


DICA: Fechei os passeios com a Agência The Experience Travel e foi ótimo, peça pelo guia Hernan, ele foi ótimo. Confira os passeios:

– Tour Cidade Amuralhada, Castelo San Felipe e Getsemaní;
– Tour do Café;
– Ilha do Rosário – Bora bora;
– Passeio pôr do sol, barco.