Acessos ao sistema de controle de frota e licitações ao vivo são baixos em Brusque
Controladoria avalia que números estão dentro do esperado
Controladoria avalia que números estão dentro do esperado
Desde a disponibilização do monitoramento de controle de frotas no Portal da Transparência de Brusque no dia 14 de agosto, o sistema já recebeu 1.189 visitas. O diretor-geral da Controladoria, Daniel Felício, avalia que o número está dentro do esperado.
O controle de frotas é uma ferramenta que permite ao cidadão monitorar ao vivo onde está cada veículo da frota da prefeitura. Felício explica que a atualização acontece há cada 60 segundos, para que a página não fique muito carregada.
Durante esses dois meses, a média de acessos foi baixa, mas há um registro de pico. “Acho que ele está no momento em que nós lançamos uma matéria sobre o assunto”, relaciona o diretor-geral.
Até o momento, a ouvidoria ainda não recebeu denúncias pelos canais oficiais disponibilizados para a população.
Felício ressalta que a participação da comunidade é bastante importante, mas também explica que há um gestor por trás desse monitoramento, que quando constata uma irregularidade, como alta velocidade, envia uma notificação para o responsável pela pasta a qual o veículo pertence, para que o motorista seja notificado também.
“A disponibilização dessa informação é uma forma de democratizar a informação e potencializar a transparência. As vezes, o sistema não vai identificar, mas o monitoramento por meio dessa disponibilização pode nos ajudar a dar uma resposta”, comenta o diretor-geral.
Desde agosto de 2018 a prefeitura também disponibiliza as licitações ao vivo. Neste período, foram exibidas aproximadamente 180 licitações, que receberam em média 20 visualizações.
Na avaliação de Felício, os números estão dentro do esperado e apesar de a média ser de 20 acessos, algumas despertaram mais o interesse do público e receberam mais audiência, como a referente aos bancos do terminal urbano, com mais de 150 visualizações.
O diretor-geral reforça que essa é uma outra ação para ampliar a transparência da administração pública. “Tem que gerar muito mais interesse da população, que as vezes não procura. Estamos estudando maneiras de fazer com que a população tenha consciência da importância que tem para a gestão”, comenta.
A sessão de Transparência já recebeu 251.979 acessos até outubro deste ano. A área com mais acessos é a de pessoal. A seção de funcionário x salário já recebeu 96.277 visitas, o que representa 38,2% do total. Em segundo lugar, com 17 mil acessos, está a área de despesas com pagamentos.
Na opinião do diretor-geral da Controladoria, esses números são reflexo de a população brasileira se interessar pelo servidor público, de saber onde trabalha e quanto recebe. Além disso, também tem a questão dos próprios funcionários acessarem o portal.
Ao contrário, a área com menos acessos, apenas 416, é a de acesso à informação, onde há um compilado de relatórios. “Tudo isso depende muito do que a população tem interesse. Quando gera interesse, vai lá verificar”, comenta Felício.
Ele diz que as pessoas ainda não estão acostumadas em acessar as informações disponibilizadas pela Transparência, principalmente porque muitas vezes é difícil lidar com o sistema, que precisa de um envolvimento mais técnico. “Nesse sentido, estamos procurando achar soluções e desenvolver algo que seja mais fácil para o cidadão”.
O diretor-geral entende que o processo pode não ser muito interativo e atrativo, mas que é fundamental para a administração contar com o apoio da população.”A população tem que aderir, tem que verificar”, pontua.
No novo site da Prefeitura de Brusque, para acessar o Controle de Frotas e as Licitações ao vivo basta clicar no botão de cada um dos serviços, que ficam no canto superior direito da página inicial do www.portal.brusque.sc.gov.br.
O acesso à Transparência também fica na parte superior. Ao clicar, aparecerá uma janela com os serviços de Portal da Transparência, Licitações ao Vivo, Educação em Perspectiva, Obras e Ações, Controle de Frota, Auto Atendimento e Saúde em Ação. Para acessar as áreas, basta clicar no botão do serviço desejado.