Agências dos Correios de Brusque e região disponibilizam resposta sobre descontos no INSS a partir desta segunda-feira

Resultado estará liberado somente após o prazo de 15 dias úteis desde a contestação

Agências dos Correios de Brusque e região disponibilizam resposta sobre descontos no INSS a partir desta segunda-feira

Resultado estará liberado somente após o prazo de 15 dias úteis desde a contestação

A partir desta segunda-feira, 16, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, nas agências dos Correios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios. As justificativas estão sendo liberadas gradualmente. Por isso, quem já contestou algum desconto pode começar a receber o retorno da entidade e entender os próximos passos.

Mais de 900 mil atendimentos já foram realizados nas agências dos Correios em todo o Brasil. A lista de unidades habilitadas está disponível nos sites dos Correios e do INSS. Também é possível obter informações pelo número 135.

O que os beneficiários poderão fazer nas agências dos Correios

  • Consultar se houve algum desconto no benefício;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado;
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
  • Analisar documentos enviados por associações;
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar o acompanhamento pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Se a entidade não respondeu ou não comprovou o desconto

Caso a entidade não envie resposta ou informe que não possui documentos, o INSS iniciará um processo de cobrança para que os valores descontados sejam devolvidos.

Neste caso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma ação imediata, mas deve continuar acompanhando o andamento pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135.

O INSS já começou a enviar Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as entidades façam a devolução. Se não houver pagamento em até cinco dias úteis, a Advocacia-Geral da União poderá ser acionada para adotar medidas judiciais contra as entidades ou seus sócios.

Se a entidade informou que tem documentos ou há processo na Justiça

O aposentado ou pensionista precisará se manifestar, ou seja, dizer se concorda ou não com a justificativa apresentada. O prazo para resposta é de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta da entidade.

A resposta pode ser enviada de duas formas

Pelo aplicativo Meu INSS (função disponível desde 9 de junho) ou presencialmente, nas agências dos Correios, a partir de 16 de junho, mesmo que a contestação tenha sido iniciada por outro meio.

A orientação é de ir uma agência após o prazo de 15 dias úteis desde a contestação, que é o período que a entidade tem para responder. Antes disso, as informações ainda não estarão disponíveis no sistema.

Mesmo após o fim do prazo, os dados podem demorar um pouco para aparecer no sistema, devido ao grande volume de solicitações.

Atenção aos golpes

O INSS não envia mensagens por WhatsApp, não liga nem envia e-mails ou SMS com links para consulta ou confirmação de dados.

As informações oficiais estarão disponíveis somente nos canais oficiais. Na dúvida, não compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos.

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