+

Alfabetiza SC: entenda sobre a nova política educacional que busca avaliar estudantes de Brusque

Iniciativa estadual visa garantir a alfabetização plena no 2º ano do Ensino Fundamental

Alfabetiza SC: entenda sobre a nova política educacional que busca avaliar estudantes de Brusque

Iniciativa estadual visa garantir a alfabetização plena no 2º ano do Ensino Fundamental

A secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lançou, em 2023, a Política de Alfabetização do Território Catarinense.

Desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, esta iniciativa inclui diversas ações, destacando-se a avaliação bienal dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática, tanto nas escolas estaduais quanto nas municipais. Conhecida como Alfabetiza SC, a avaliação visa monitorar e apoiar o processo de alfabetização no estado.

Para acompanhar os resultados e as avaliações, a secretária municipal de Educação, Franciele Mayer, acompanhada pela coordenadoria regional do estado de Brusque, participou de um seminário em Lages.

“Os dados revelaram que, em média, 95% dos estudantes que concluíram a etapa da alfabetização no ano anterior demonstraram habilidades consolidadas de leitura de palavras e frases. A avaliação também identificou estudantes que necessitam de atenção especial, aqueles que estão abaixo do nível básico esperado”, comenta a secretária de Educação.

Os resultados são considerados fundamentais para orientar e revisar políticas e programas educacionais que buscam garantir a alfabetização das crianças catarinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada.

Brusque

Em Brusque, a Rede Municipal de Ensino está desenvolvendo a Política Municipal de Alfabetização, inspirada pela política estadual. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre professores da pré-escola, anos iniciais e coordenadores pedagógicos, com o intuito de alinhar as práticas pedagógicas desde a educação infantil.

O objetivo é garantir o acesso lúdico à leitura e à escrita na pré-escola e a sistematização das ações pedagógicas nos anos iniciais, assegurando a consolidação da alfabetização até o final do 2º ano, conforme estipulado pela Base Nacional Comum Curricular.

“A previsão é concluir a elaboração da Política Municipal de Alfabetização até o final de outubro, quando será realizado um seminário em Brusque para apresentar a política e compartilhar boas práticas entre os professores do ciclo de alfabetização. Este evento será apoiado na base teórica das formações continuadas que vêm sendo realizadas desde o início do ano letivo, fortalecendo o compromisso com a alfabetização na idade apropriada”, finaliza a secretária.

Leia também:

1. Motorista de aplicativo é ameaçado com arma e tem carro roubado em Brusque
2. Caso Yeesco: audiência irá definir novas condutas da empresa na entrega de produtos
3. “A cidade não pode ficar parada por causa de burocracia”, diz Jean Dalmolin, novo presidente da Câmara de Brusque
4. Brusque e região registram baixa taxa de analfabetismo, aponta Censo
5. Mega-Sena 2727: confira os números sorteados nesta terça-feira


Assista agora mesmo!

Médico da Nicarágua faz carreira trabalhando no SUS de Brusque:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo