A guabirubense Eliana Baron, aluna do SENAI de Brusque, esteve recentemente no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo. Eliana foi falar sobre as etiquetas para roupas com QR CODE, que desenvolveu durante o curso de aprendizagem industrial em desenhista de produto de moda. Com a etiqueta inclusiva, cegos ou surdos podem ter acesso a informações sobre a peça, apenas usando o celular. O projeto garantiu a ela, o primeiro lugar no Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.
Retrocesso
O governo conservador que nos cerca nos âmbitos estadual e federal, largou com polêmica essa semana. Entre as primeiras ações, o presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 870 e o decreto 9.668, onde a população LGBTI perde espaço entre os interesses do governo. A nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ainda fez declarações como “menina será princesa, e menino será príncipe”, fechando as portas sobre as discussões sobre gênero. A ministra garantiu que os direitos LGBTI serão respeitados com o tema na vistoria da Secretaria de Proteção Global. Vistoria com vista grossa, digamos.
Investimentos
O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem que pretende atrair investimentos em torno de R$7bi, com concessões de ferrovia, 12 aeroportos e 4 terminais portuários. “Com a confiança do investidor sob condições favoráveis à população resgataremos o desenvolvimento inicial da infraestrutura do Brasil”, escreveu no Twitter.
Alta temporada
Paciência é a palavra de ordem para quem passou os últimos dias no litoral. Os problemas da verticalização e a falta da infraestrutura urbana culminam o caos nas cidades do litoral: Itapema e Balneário Camboriú a se citar. A falta de água, recorrente em todas as temporadas, e instabilidade na energia elétrica foram novamente pivôs que deixam a prova a falta de planejamento das prefeituras, não de hoje, mas logo no desenvolvimento inicial destas cidades. Quem comemora é o comércio e os restaurantes: filas de espera e um otimismo que perdurará por todo o mês. Perguntado sobre o movimento, “não dá pra reclamar”, disse o dono de um restaurante na Praia Brava à coluna.
Xô, plástico
Itajaí mostrou-se uma cidade a sua época, e proibiu esta semana a distribuição de canudos plásticos na cidade, em bares, restaurantes e similares. Em Florianópolis, a medida já ocorreu em 2018. Em Brusque, esteve na pauta em junho, levantado pelos vereadores Ana Helena Boos (PP) e Marcos Deichmann (Patriotas) mas só retornará a ser discutido esse ano. O objetivo é que os canudos plásticos sejam substituídos por biodegradáveis.
Dicas em Florianópolis
Viajante entusiasta, o jornalista florianopolitano Marciano Diogo mantém um site de viagens em que traz informações e sugestões de passeios por cidades de quinze diferentes países. Convidado a compartilhar algumas indicações especiais para quem vai à Florianópolis nessa alta temporada, o catarinense dá dicas proveitosas para curtir a capital catarinense com qualidade e alto estilo no blog.