Alunos recebem orientação sobre segurança e trânsito

Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Paquetá foram recepcionados pela Guarda de Trânsito e a Polícia Militar de Brusque

Alunos recebem orientação sobre segurança e trânsito

Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Paquetá foram recepcionados pela Guarda de Trânsito e a Polícia Militar de Brusque

A Guarda de Trânsito e a Polícia Militar de Brusque recepcionaram cerca de 80 estudantes do terceiro e quarto ano da Escola de Ensino Fundamental Paquetá na tarde de ontem. Com a campanha “Volta às Aulas – Segurança, Cidadania e Paz”, eles pretendem criar ao longo do ano letivo um ambiente amistoso entre alunos, escolas, pais, professores e sociedade em geral.

Durante a palestra da Polícia Militar foram abordados temas como o papel dos policiais na sociedade e noções básicas de segurança para as crianças. Já a Guarda de Trânsito lecionou algumas noções básicas de comportamento como pedestre e também de condução de veículos. A ação também teve a participação da Fundação Cultural, que mostrou aos alunos diversas atividades que são oferecidas gratuitamente, que auxiliam no desenvolvimento sadio e na ocupação do tempo livre.

De acordo com o agente de trânsito Marcos Roberto Golle é muito importante ter noções de segurança no trânsito desde a infância. “Aqui nós tiramos algumas dúvidas dos alunos e ensinamos a forma correta de utilizar o cinto de segurança, qual a idade que se pode transitar na garupa de uma motocicleta, entre outras coisas. Essas regras são voltadas para os adultos, mas quando ensinamos às crianças temos certeza que elas transmitem isso para os pais ou responsáveis pelo trajeto de casa para a escola”, garante.

A Guarda de Trânsito oferece em parceria com a Polícia Militar a Transitolândia, uma atividade que mostra o trabalho coletivo das duas instituições e oferece treinamento e capacitação para os alunos e professores da quarta série aprenderem sobre leis, regras e segurança no trânsito. Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Paquetá já participaram da atividade.

De acordo com Ligia Dalmarco, diretora da escola, tanto a Polícia Militar quanto a Guarda de Trânsito sempre estiveram presentes no dia a dia dos alunos e essa recepção serviu para tirar as dúvidas das crianças e, principalmente, dar a sensação de segurança no ambiente escolar.

“Temos mais de 800 alunos aqui e todos os anos recebemos a assistência das duas instituições, a PM oferece o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), para os estudantes do quinto ano, e em parceria com a Guarda de Trânsito tivemos também a Transitolândia”, conta.

Segundo a diretora, outra atividade oferecida pela Guarda de Trânsito é o Aluno Guia, onde os estudantes, com o auxílio dos guardas, ajudam e orientam os colegas em relação às regras e normas de segurança de trânsito. “Nos últimos anos recebemos essa atividade que foi muito benéfica, esperamos que este ano possamos dar continuidade a esta ação”, revela.
Proerd

Segundo o tenente-coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar, Moacir Gomes Ribeiro, que também esteve presente no evento, uma reunião deve definir as datas de início das aulas do Proerd nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. “Pretendemos fazer esse encontro com os responsáveis pelas escolas depois do carnaval para que até a metade de março possamos iniciar os trabalhos com os alunos do quinto ano dos colégios de Brusque”, revelou.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio