AmpeBr busca apoio para instalação de Centro de Inovação e Tecnologia em Brusque

Associação apresentou projeto para análise ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen

AmpeBr busca apoio para instalação de Centro de Inovação e Tecnologia em Brusque

Associação apresentou projeto para análise ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen

Na tarde de terça-feira, 6 de agosto, integrantes da diretoria da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) estiveram em Florianópolis, reunidos com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen.

O encontro teve como objetivo apresentar ao secretário o projeto intitulado “Plano de Negócios do Centro de Inovação e Tecnologia da AmpeBr”, que prevê a instalação de um Centro, como forma de difundir a cultura da inovação e para fomentar negócios, desenvolver projetos, prestar serviços, atender, capacitar, qualificar e estimular a formalização das empresas empreendedoras do Vale do Itajaí-Mirim e Rio Tijucas. 

Na oportunidade, também participaram da reunião, o deputado estadual Ciro Marcial Roza, o secretário de Desenvolvimento Regional, Jones Bosio e o presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Diogo Henrique Otero. 

Além de apresentar o projeto, a AmpeBr também discutiu sobre a situação do setor têxtil de Brusque e as necessidades de investimento em tecnologia e inovação na área, bem como em outros setores fortes da economia da região, como o Calçadista, de Cerâmica, de Turismo Religioso e Natural, de Produção Alimentícia, entre outros – previstos para serem contemplados também no projeto da associação brusquense.  
Apoio estadual

Durante o encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável demonstrou o interesse em apoiar o projeto da AmpeBr, e sugeriu a realização do mesmo através do Programa Inova@SC, do Governo do Estado, que prevê a instalação de pólos de inovação e tecnologia em toda Santa Catarina, e que atualmente estão distribuídos em 11 cidades do estado. “Sabemos que Brusque é muito dinâmica e, e, de minha parte, quero muito contribuir para esse projeto”, ressaltou Bornhausen. 

Após o encontro com o secretário de Estado, o grupo se reuniu com o diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Roberto Provesi. Ao apresentar o projeto e discutir a necessidade de um Centro de Inovação e Tecnologia para Brusque e região, os membros da AmpeBr também tiveram respaldo do diretor do Inova@SC. “Pela sua dinâmica econômica, pela cultura de trabalho e pelo PIB que representa, Brusque comporta o perfil de cidade inovadora. Por isso vamos discutir as necessidades e o que pode ser construído. Comprometo-me a ir até Brusque e verificar qual o caminho é mais adequado para desenvolvermos um polo de inovação e tecnologia na cidade”, declarou Provesi.  

Avaliação positiva

Para o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, o encontro teve resultados muito positivos, uma vez que a o projeto da associação pode ser viabilizado. “Esse encontro foi um grande passo. Tivemos a iniciativa, criamos um projeto e agora precisamos do apoio das universidades e de outras entidades para realizar este Centro. Penso que, se continuarmos unidos, vamos conseguir trazer esta estrutura, que só deve contribuir para o crescimento e a evolução da cidade e da região”, destacou Rosin
.  
Além do presidente da AmpeBr, participaram do encontro a vice-presidente da entidade, Aparecida Leite, e os diretores Mauro Schoening, Robson Schumacher, Irajá Trindade, Francisco Carlos Lussoli, Pierre Grotti, João Paulo Dallagnoli, Francisco de A. Maffezzoli e André Gabriel da Silva. O encontro também contou com a participação do diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Augusto Harger.
 

Fonte: Assessoria de imprensa – AmpeBr

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio