A noite desta quarta-feira, 25, no Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), foi marcada por uma importante homenagem ao legado de um dos maiores nomes da música catarinense, e, também brasileira. O espetáculo da série Grandes Concertos homenageou o compositor e maestro Edino Krieger, falecido recentemente.

Natural de Brusque, Krieger foi um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional. Durante o concerto, foram apresentadas quatro de suas obras: Sonatina para piano; Canção do Violeiro; Brasiliana, para Viola e cordas; e Serenata a cinco.

Concerto do Femusc homenageia maestro brusquense Edino Krieger nesta quarta-feira, 25, em Jaraguá do Sul. Foto Diego Redel/We Art

O maestro e idealizador do Femusc, Alex Klein, destacou sua relevância no cenário erudito. “Ele foi o maior compositor de música erudita de Santa Catarina e, no Rio de Janeiro, conectou compositores e músicos. Para nós, é uma enorme perda”, declarou.

A família do compositor veio de Brusque para acompanhar a apresentação. Carmelo Krieger, irmão do compositor, em nome dos demais familiares, agradeceu o reconhecimento. “Essa homenagem nos traz muita alegria. Agradecemos o carinho de fazer com que o Edino viva através de sua obra musical”, concluiu.

Zane Marcos – superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Eneida Schaefer – presidente da Associação Artístico Cultural de Brusque, Carmelo Krieger – irmão de Edino e presidente do Instituto Aldo Krieger, e Dinorah Krieger Gonçalves – irmã de Edino Krieger. Foto Divulgação

Assista na íntegra a programação do Femusc nesta quarta-feira, 25. A homenagem à Edino Krieger inicia em 29min, com a fala de Carmelo Krieger, irmão do maestro Edino Krieger: