Após mais de 10 anos consolidada como um ERP completo para o mercado imobiliário, a empresa Imobia, de Brusque, agora deseja alçar novos voos. Para tanto, finalizou, recentemente, uma rodada de investimentos pré-seed, que contou com a participação de players da área da tecnologia, bem como investidores do mercado tradicional. O valor aportado, de acordo com o CEO, Guilherme Valle, é de aproximadamente R$ 500 mil.
Ainda conforme o gestor, o objetivo é escalar um processo já iniciado em 2022, no qual a empresa focou em um nicho de mercado com serviços e ferramentas específicas para a cobrança de aluguéis. O resultado previsto é a desburocratização do setor, com funcionalidades que automatizam processos, otimizam tempo e aumentam a eficiência. Transformar a empresa em um banco digital, com a possibilidade de contratação de seguros e créditos imobiliários, também está nos planos da startup brusquense.
“Nós identificamos uma grande dor dos proprietários e administradores, que faziam este processo de maneira totalmente manual, gerando cobrança por cobrança, enviando, conciliando e repassando uma por uma ou, então, utilizando ferramentas com integrações arcaicas e dependente de bancos tradicionais”, explica Valle. “A nossa meta é transacionar mensalmente 100 mil operações de cobranças de aluguéis até o ano de 2025, chegando a um Volume Total de Pagamentos (TPV) de R$ 2,5 bilhões por ano”, salienta.
A rodada
O aporte financeiro foi realizado por um grupo de oito investidores, liderados por Tiago Vailati, fundador e ex-CEO da também brusquense Hiper, adquirida por R$ 50 milhões pela Linx, no ano de 2019. Além dele, outros dois fundadores da Hiper também participaram da rodada. Vailati, que se juntou ao time Imobia como advisor no ano passado, acredita que o ecossistema do mercado imobiliário é ideal para a expansão da carteira de clientes da Imobia.
“Além de ser um mercado desassistido, com ferramentas antigas e quase obsoletas, levamos em conta o número de imóveis residenciais e comerciais alugados no Brasil, que passam de 20 milhões”, ressalta Tiago. “Com isso, entendemos que existe uma grande fatia de mercado inexplorado, o que certamente demonstra uma grande oportunidade de crescimento para a Imobia”, acrescenta.