Em clima festivo, os advogados Hélio Brasil e Rogério Ristow se reuniram com advogados em Brusque para o lançamento das candidaturas à OAB estadual e subseção Brusque, respectivamente.
A noite de segunda-feira, 9, foi marcada pelo lançamento das candidaturas de Hélio Brasil à presidência da OAB/SC, chapa 01, e Rogério Ristow à subseção de Brusque, chapa 102. O evento reuniu mais de 200 advogados e convidados que puderam ouvir e conhecer as propostas dos candidatos.
No evento, Hélio firmou o compromisso de gerir a OAB para todos. “Queremos a ordem independente não se curvando a partidos políticos, vamos fazer uma gestão compartilhada com todos os advogados, priorizando o jovem profissional e fortalecendo o pequeno e médio escritório. Temos o compromisso de trabalhar com a paridade entre homens e mulheres na diretoria da OAB, e com mais autonomia financeira e administrativa às subseções, pois os advogados estão em todas as regiões do Estado, não apenas na Capital”, afirma Brasil, ao destacar ainda o resgate pela credibilidade da Ordem, que não é mais procurada para falar de importantes pautas, sejam elas locais, estaduais ou nacionais.
O advogado Márcio Antônio Luiz da Silva, o Marcão, foi lembrado pelos colegas em seus discursos. Marcão foi presidente da subseção Brusque, conselheiro federal e estadual, vice-presidente da OAB/SC e presidente da CAASC, e faleceu em 2019 deixando em seu legado a ética, lealdade e honestidade.
Brusque tem representantes na diretoria da OAB/SC. Em nível nacional, para o Conselho Federal, está o advogado Renato Munhoz, e para o Conselho Estadual, Eder Daniel Riffel e Regiane Maria Soprano Moresco. Munhoz tem como proposta resgatar a independência do Conselho Federal e voltar a estender a mão aos advogados. “O advogado precisa da defesa das suas prerrogativas. Queremos que elas sejam respeitadas”, destaca.
O candidato de Brusque segue na mesma linha ao afirmar que a OAB quer estar ao lado dos advogados. “Nossas propostas não nasceram das nossas cabeças e sim das várias mãos dos advogados de Brusque. A OAB que sonhamos não é para privilegiar uma classe, mas todos os jovens e os mais experientes, as mulheres e os homens, enfim, a todos”, destaca ao se referir ainda à garantia de uma gestão administrativa eficiente, impessoal, transparente e com responsabilidade ambiental.
Hélio tem ao lado a criciumense Andréia Dota e afirma que ela não é sua vice, mas sim copresidente, pois atuarão sempre juntos. A candidata foi considerada a advogada mais admirada de Santa Catarina, segundo pesquisa divulgada em março deste ano pela revista Análise Editorial e acredita que a representatividade feminina sempre foi uma preocupação da chapa.
“Estamos nos sentindo da família de Brusque tamanha a receptividade que tivemos aqui. Nós temos a obrigação de sermos melhores a cada dia, em todas as áreas e é possível sim ter uma gestão de excelência sem perder a humanidade e a leveza. Brusque é um exemplo de subseção, e eu estou aqui representando o interior, já que sou de Criciúma. Nossas propostas não são superficiais, pois foram amadurecidas nos últimos três anos”, comenta.
Registro em cartório
A chapa 01 registou em cartório da Capital as principais propostas de campanha como garantia de que o que está propondo será realizado. São 67 propostas divididas nas seções: OAB, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Conselho Federal da OAB (CFOAB) e Escola Superior da Advocacia (ESA). O candidato Hélio Brasil destaca a importância do registro e enfatiza como uma das principais propostas a redução da anuidade em 25%.
“Registramos nossas propostas para assegurar que o que estamos prometendo será cumprido. Vamos fazer uma gestão transparente e devolver a credibilidade e protagonismo da OAB/SC em discussões públicas, além de tornar o órgão acessível a todos os advogados. Nossa anuidade é a terceira maior do país atualmente e propomos a redução de 25%, ajustando à realidade dos rendimentos da advocacia catarinense, especialmente dos profissionais mais jovens”, comenta Hélio Brasil.
Chapa 01:
DIRETORIA OAB/SC
Presidente: Hélio Rubens Brasil (Florianópolis)
Vice-Presidente: Andréia Dota Vieira (Criciúma)
Secretária Geral: Carla da Silva Machado Kretzer (Florianópolis)
Secretário Adjunto: Leonardo Moll (Joinville)
Tesoureiro: Renato Felipe de Souza (Itajaí)
DIRETORIA CAASC
Presidente: Leandro Bernardino Rachadel (Palhoça)
Vice-Presidente: Giovana Caporal Menegotto (Florianópolis)
Secretário Geral: Marcos Antonio Santos Oliveira (Chapecó)
Secretária Adjunto: Caroline Schneider Izidoro (Blumenau)
Tesoureira: Ana Elisa Mamfrim Farias (Navegantes)
CONSELHO FEDERAL
Marcio Luiz Fogaça Vicari (Florianópolis)
Renato Munhoz (Brusque)
Eliana Maria Cordeiro Zimmermann (Blumenau)
Karina Blanco Fernandes (Chapecó)
Michele Kroetz (Joinville)
Bruno Peron (Rio do Sul)