Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Após fazer denúncias contra direção do Samae, servidor é afastado do trabalho

E mais: Administrador da massa falida da Buettner irá esclarecer dúvidas de ex-trabalhadores

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Após fazer denúncias contra direção do Samae, servidor é afastado do trabalho

E mais: Administrador da massa falida da Buettner irá esclarecer dúvidas de ex-trabalhadores

Página 3

Afastamento
A Prefeitura de Brusque instaurou mais um processo administrativo contra servidores efetivos. O último, em especial, tem caráter bastante simbólico: trata-se de Luciano Camargo, servidor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o qual fez duas denúncias recentemente ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), no qual aponta irregularidades na autarquia. Camargo fica afastado por 60 dias, de forma remunerada, até que se apurem as acusações contra ele.

Acusações
O processo administrativo foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 13. Coincidentemente, um dia após ter sido tornado público que o MP-SC aceitou nova denúncia formalizada por ele contra a direção do Samae. Na documentação, a qual O Município teve acesso, a prefeitura lista três motivos para o afastamento: ter concedido entrevista supostamente em horário de trabalho; ter entrado nas dependências do Samae sem autorização e, por fim; ter supostamente agredido verbalmente outro servidor. Camargo nega todas as acusações.

Versão do servidor
O funcionário afirma que as acusações que geraram seu afastamento são improcedentes. Diz que possui autorização para entrar na autarquia inclusive aos fins de semana e feriado, e que jamais agrediu alguém verbalmente. Sobre a entrevista, afirmou ter sido feita antes dele bater o ponto. O funcionário, que preside o partido Patriotas (antigo PEN) de Brusque, afirma que se trata de uma retaliação pelo fato dele estar fazendo denúncias, e diz que isso é uma mensagem do governo para que aqueles que resolvam ter atitude semelhante sejam desencorajados.

Segunda vez
Não é a primeira vez que a prefeitura instaura processo administrativo logo após um servidor efetivo se insurgir contra o governo. Um dos procuradores de carreira do município ainda está afastado da função, depois de ter enviado à Câmara um parecer contrário à aprovação do Refis, o qual na sua avaliação premia a inadimplência reincidente.


Nepotismo cruzado
Nesta terça-feira, 17, será realizada pela Câmara de Brusque a segunda votação do projeto de lei que veda o nepotismo cruzado no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo. Na primeira, passou com 11 votos a 1. Espera-se que os parlamentares mantenham o mesmo posicionamento. Se aprovado novamente o texto, irá diretamente para a sanção do prefeito Jonas Paegle, que pode acatá-lo ou encaminhar um veto, o qual precisa ser apreciado pelo Legislativo. Espera-se que a base do governo não tente nenhuma manobra para postergar ou inviabilizar a aplicação da lei na sua totalidade. A sessão começa às 17h.

Outubro Rosa
Durante a sessão desta terça-feira, também está previsto espaço para uma representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, a qual fará uso da tribuna para falar sobre as atividades desenvolvidas pela instituição, relacionadas ao câncer de mama. A participação atende requerimento proposto pela vereadora Ana Helena Boos (PP), e é alusiva às ações do Outubro Rosa.


Reunião da Buettner
Será realizada nesta terça-feira, na sede do Sintrafite, uma reunião com o administrador judicial da massa falida da Buettner, Gilson Sgrott, e ex-trabalhadores da empresa ligados ao Sindmestre e Sintrafite. Na reunião, o administrador judicial detalhará como está o processo de alienação dos bens da fábrica, assim como elucidará dúvidas dos trabalhadores.


Restituição
O crédito bancário do quinto lote de restituição de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 foi liberado nesta segunda-feira, 16. Contempla mais de 2,3 milhões de contribuintes com R$ 2,8 bilhões. Também foi liberada a restituição residual dos anos 2008 a 2016, totalizando mais de 2,4 milhões de contribuintes, no valor de R$ 3 bilhões. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o formulário eletrônico. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do 0800-729-0001.



Rematrículas

As unidades escolares da rede pública estadual começaram ontem as rematrículas online para os alunos que já frequentam a escola. Até o dia 26 de outubro, os responsáveis podem confirmar as informações disponível no site rematricula.sed.sc.gov.br e garantir a vaga no ensino fundamental e médio e nos Centros de Educação Profissional (Cedup).


Licitações da semana
Aberto ao público

17/10 – Terça-feira
PREGÃO 086/2017 – 13h30
Aquisição de areia e brita

18/10 – Quarta-feira
PREGÃO 072/2017 – 13h30
Aquisição de materiais e ferragens

19/10 – Quinta-feira
PREGÃO 009/2017 – 13h30
Aquisição de equipamentos odontológicos

20/10 – Sexta-feira
PREGÃO 008/2017 – 13h30
Aquisição de insumos odontológicos

Local: Departamento de Licitações da Prefeitura de Brusque

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio