Após transtornos, Prefeitura de Brusque vai alugar nova ambulância para o Samu

Licitação para aluguel de veículo está em andamento

Após transtornos, Prefeitura de Brusque vai alugar nova ambulância para o Samu

Licitação para aluguel de veículo está em andamento

A Prefeitura de Brusque está com licitação aberta para o aluguel de uma nova ambulância para o serviço do Samu na cidade. O prazo para o recebimento de propostas já foi encerrado, e a sessão de disputa de preços acontece no próximo dia 8.

Segundo o edital, o contrato será de 12 meses, com possibilidade de renovação. O prazo para a empresa realizar o pagamento é de até 30 dias, após emissão da nota fiscal.

O prazo para entrega dos veículos será de até 30 dias a partir da emissão da ordem de serviço, podendo ser reduzido em casos de urgência e emergência, e acertado entre as partes.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que serão licitadas quatro ambulâncias, mas que, no primeiro momento, uma será alugada. Se tiver necessidade, as outras ficam em caso de emergência.

Ele explica que a opção de alugar ao invés de comprar o veículo é para que haja mais agilidade na reposição caso a ambulância quebre.

“O conserto está incluído nas cláusulas contratuais. Se houver algum defeito, você comunica o concessionário e eles providenciam um outro veículo. É uma questão de celeridade do processo”.

Problema recorrente

Um outro veículo disponível será essencial para que o Samu consiga desempenhar o trabalho com mais agilidade e também para garantir o serviço caso alguma das ambulâncias apresente problemas mecânicos.

No início deste ano, o serviço do Samu chegou a ser interrompido na cidade por falta de ambulância. O problema, porém, não é tão recente. Reportagem publicada por O Município em abril de 2015 mostrava que o serviço tinha sido interrompido devido à problema com as ambulâncias.

Em junho de 2017, a informação era que o Samu sofria com falta de veículos e profissionais. Problemas mecânicos também foram registrados em 2019 e se repetiram em 2020.  

No dia 7 de dezembro do ano passado, a ambulância própria quebrou e, no dia 31 de dezembro o veículo emprestado da Secretaria de Saúde também apresentou falhas e o serviço foi suspenso. O relevo da região, alta velocidade e longas distâncias estão entre os fatores que geram problemas mecânicos nos veículos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo