Arara-canindé é resgatada após ser vista em bairros de Brusque
Ave ficará aos cuidados do Zoobotânico até que seu avicultor se apresente no parque
Ave ficará aos cuidados do Zoobotânico até que seu avicultor se apresente no parque
Nesta quarta-feira, 5, uma Arara da espécie Canindé foi resgatada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque, com o auxílio do Zoobotânico. O animal foi encontrado por moradores na região dos bairros Guarani e Primeiro de Maio durante a semana.
“Durante esta semana, passamos a receber relatos de moradores que avistaram uma Arara-canindé sobrevoando as árvores próximas às suas residências. Aparentemente, era um animal que tinha fugido de um cativeiro, porque ela era bem mansa”, diz o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.
O zoo ficará responsável pelo animal e, caso o avicultor apareça, será necessário se dirigir até o Zoobotânico com os documentos do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que concede a licença para a criação de pássaros silvestres em cativeiro.
“A Arara-canindé é da fauna brasileira, mas das florestas amazônicas. Não temos araras aqui na nossa região, então esse é um dos motivos pelos quais ela não pode ficar solta na natureza. Ela era de cativeiro, então a alimentação dela provavelmente era à base de frutas, sementes e rações, o que impossibilitaria a sobrevivência dela por não ter o instinto de caça”, explica a veterinária do Zoobotânico, Milene Zapala.
A profissional afirma que o animal está saudável e ficará em um local para observar seu comportamento. “Provavelmente, vamos introduzi-la aos poucos no recinto, junto com as outras”, finaliza.
Leia também:
1. Novo sistema de drenagem é instalado em rua que sofria com constantes alagamentos no Dom Joaquim, em Brusque
2. Vereador quer limitar número de moções na Câmara de Brusque
3. Luciano Hang se manifesta sobre “PL Véio da Havan”, de Boulos, que quer punir empresários envolvidos em tentativas de golpe
4. Indicado ao Oscar, filme ‘Emilia Pérez’ chega aos cinemas de Brusque
5. Licitação para permuta do albergue e Centro POP de Brusque fracassa por falta de propostas viáveis
Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: