A vida tem suas maravilhas, mas também tem seu lado difícil… Muitos de nós já vivenciamos fases onde tudo dá errado e aquele velho ditado “Desgraça pouca, é bobagem”, parece mesmo verdadeiro. Às vezes, somos surpreendidos por problemas que surgem inesperadamente e devastam nossa existência. São aqueles momentos onde por mais que analisemos a situação não conseguimos encontrar solução, ou então, o fardo parece muito mais pesado do que suportam nossos ombros cansados. Alguns se desesperam, outros desistem…

Muitas vezes, a vida é parecida com um passeio em que você está andando de bicicleta, sentindo a brisa suave no seu rosto, movimentando seu corpo, aproveitando a luz do sol aquecendo sua pele. Sorrindo, você segue seu caminho com otimismo e perseverança. Porém, de repente, começa uma tempestade, você não consegue continuar e precisa parar. É hora de esperar a chuva cessar para depois seguir o caminho. A decepção é uma parte do trajeto que será percorrido. Talvez, os outros acabem agindo de maneira que cause dor. Mas depende de você olhar para si mesmo. A superação começa quando você acredita no seu potencial de realização e sabe que nada, nem ninguém, poderá tirar o que está destinado para ser seu

Algumas pessoas não têm muita tolerância à frustração e, seguem pela vida desistindo ao menor sinal de contrariedade e deixam para trás um rastro de projetos inacabados, de sonhos esquecidos e quando se dão conta, não terminaram nada que começaram, não realizaram nada de relevante ou útil.

Pode ser mais fácil assim, sair de perto quando a coisa fica feia, mas um dia, quando pararmos para analisar nossa trajetória, estas escolhas podem criar dentro de nós um vazio que nada preenche… E algumas situações e oportunidades jamais voltam, não são, digamos, recuperáveis.

Por isso, é tão importante ter consciência de que a persistência deve ser nossa aliada, por mais que surjam obstáculos, e sem dúvidas eles surgirão na vida de todos nós. É necessário fazer um esforço para seguir em frente e não desistir dos nossos objetivos. Estas fases são duras, nos desgastam e magoam, mas também nos fortalecem, amadurecem e contribuem para que sejamos pessoas melhores.

Toda adversidade por pior que seja e por mais sombria que nos pareça, tem seu lado bom, que é o de nos ensinar algo. Com a persistência vamos cultivar também a Esperança, pois se não a temos viva no coração, não existem muitos motivos para prosseguir. É a esperança que nos dá aquela força que sai nem sabemos de onde, para enfrentar situações que jamais acreditaríamos ser corajosos o suficiente para encarar… E é com a persistência que mantemos esta chama acesa, lutando, caindo e levantando na certeza de que dias melhores virão.

Guarde todas as derrotas numa gaveta e faça delas o seu objetivo para ter esperança redobrada em sua capacidade de vencer; regue-a todos os dias a flor, mas não perca nunca a chance de replantá-la; faz dela um refúgio para se defender dos pensamentos negativos; ouça o som da esperança a bater em tua porta e atenda ao seu pedido antes que ela pare de lhe chamar.

Quando estiver prestes a desistir ou desanimado de tudo, lembre-se que todos nós passamos por fases ruins, assim como a natureza tem seus ciclos catastróficos, mas depois da tempestade, tenha a certeza de que vem a bonança. Se ela não veio, não endureça seu coração, reavalie suas metas, faça novos projetos e deixe brotar em sua alma novos sonhos. Não é fácil… Mas mais uma tentativa é necessária! Alimente com entusiasmo sua persistência e suas esperanças e muitas coisas taxadas de impossíveis, podem ser conquistadas por você!


Cristiane de Souza
 – 17 anos