Associação Empresarial de Brusque cria Núcleo de Saúde

Grupo é formado por laboratórios, hospitais, clínicas médicas e de fisioterapia do município

Associação Empresarial de Brusque cria Núcleo de Saúde

Grupo é formado por laboratórios, hospitais, clínicas médicas e de fisioterapia do município

A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) formalizou esta semana um novo núcleo setorial: o Núcleo de Saúde.

O grupo, formado por laboratórios, hospitais, clínicas médicas e de fisioterapia, trata-se de uma remodelação do então Núcleo de Laboratórios, existente na Acibr desde 2006.

De acordo com o empresário Germano Hoffmann Filho ‘Mano’, então coordenador do Núcleo de Laboratórios, a ideia de expandir o grupo, possibilitando que outras empresas do setor também participassem, surgiu no início de 2018.

“Nosso Núcleo foi formado há quase 13 anos, exclusivamente para laboratórios de análises clínicas. Nos reuníamos a fim de procurar soluções em comum, buscávamos palestras interessantes, cases de sucesso, informações para que pudéssemos aplicar em nossas empresas e nos desenvolvermos ainda mais. Porém, era um grupo até então pequeno, com a participação efetiva de quatro empresas. No ano passado iniciamos as conversas de ampliação desse núcleo, para outras empresas da área de saúde, com o mesmo propósito de ter uma maior participação, de verificarmos as necessidades em comum e termos uma melhor atuação na cidade”, revela.

A partir daí iniciou-se um trabalho de convidar clínicas e hospitais da cidade a integrarem o novo núcleo. Em setembro de 2018 ocorreu a primeira reunião entre os laboratórios já participantes e os convidados. Houve ainda mais alguns encontros em 2018, para que os integrantes traçassem um plano de trabalho.

Esta semana, na tarde de quarta-feira, 20, ocorreu a primeira reunião de 2019, momento em que foi definida a coordenação do Núcleo de Saúde, sendo Evandro Roza (Hospital Azambuja) coordenador; Volnei Eloir Ferreira (Laboratório Heinz Willrich) vice-coordenador; Luciana F. Lorenzoni (VITALAB Diagnósticos) secretária e Germano Hoffmann Filho (Laboratório Hoffmann) tesoureiro.

“A experiência de participar de um núcleo setorial da Acibr foi muito boa, conseguimos nos inteirar mais sobre a função importantíssima da Associação Empresarial no município e na região, além de uma maior união entre as empresas. Agora, com a criação do Núcleo de Saúde, percebo que essa união será ainda mais importante, pois poderemos descobrir os gargalos que existem e procurarmos soluções em conjunto. Fico contente que através do Núcleo de Laboratórios houve a possibilidade de uma remodelação, que será benéfica para todos”, ressalta Hoffmann.

Segundo o consultor regional da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina para o Vale do Itajaí, Albert Hugo Sabin, para que o Núcleo de Saúde tenha sucesso, é fundamental o comprometimento dos participantes. “Eu diria até que é imprescindível o convite às clinicas e profissionais que ainda não estão participando, para que integrem o Núcleo, pois o associativismo com certeza gera bons frutos e esse pensar coletivo é necessário, ainda mais para o setor de saúde em si”, revela.

Sabin enfatiza ainda que o Núcleo de Saúde tem um papel mais abrangente do que os demais núcleos da entidade, pois vai abordar um tema complexo e que influencia diretamente a qualidade de vida da sociedade em si. “Nesse sentido, um dos objetivos do Núcleo é participar ativamente influenciando a melhoria da saúde na cidade, de todas as formas, ou seja, melhorando tanto a infraestrutura das clínicas e dos participantes do grupo, como também influenciando as estratégias para melhoria da saúde pública”, reforça.

Para o coordenador do Núcleo, Evandro Roza, a participação das empresas de saúde neste novo grupo, fortalece todo o segmento. “Nossa intenção é que este Núcleo de Saúde agregue muita coisa no aspecto educativo, com palestras e ações que beneficiem os membros do grupo e também a população. Penso que toda ação feita na área da saúde reflete na população, que depende dos nossos atendimentos. Para mim é uma satisfação ser coordenador e sem dúvida, junto com o grupo, vamos procurar fazer ações que gerem resultados positivos, para que possamos fortalecer esse Núcleo dentro da ACIBr, que já tem toda uma história de trabalho com seus núcleos setoriais”, complementa.

Empresas Participantes
Citolabor Laboratório de Citopatologia
Hospital Azambuja
Imigrantes Hospital e Maternidade
Laboratório Heinz Willrich
Laboratório Hoffmann
Laboratório Verner Willrich
Qualifisio Clínica de Fisioterapia
RADUS- Centro de Ultrassonografia
Unimed Brusque
Vitalab Laboratório Anatomia Patológica

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio