Até dia 15 Brusque é a capital brasileira da patinação artística
Cerca de 700 atletas de seis estados estão na cidade para cinco competições simultâneas
Cerca de 700 atletas de seis estados estão na cidade para cinco competições simultâneas
Quando o assunto é uma boa pista para a patinação artística a Arena Brusque é considerada uma das melhores pelo país. Não por acaso o ginásio foi foi sede eventos estaduais e nacionais da modalidade. Também não por acaso que neste ano a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação pensou no mesmo lugar para sediar um combo de cinco competições num só evento de patinação.
Começou no dia 5 e segue até o próximo domingo, 15, o evento unificado da confederação. Nele, são disputadas cinco competições: segunda fase do Torneio Nacional, Torneio de Aspirantes, Torneio Nacional de Shows, Congresso Técnico e o Open Brasil Modalidade Livre.
Estão em Brusque cerca de 700 atletas, de acordo com a Fundação Municipal de Esportes, de cinco estados – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro – e do Distrito Federal. Eles representam 35 clubes e agremiações.
Sede
O diretor técnico da confederação da modalidade, Flávio Moreira, explica que a entidade escolheu Brusque para sediar as competições por uma série de fatores. Um dos principais é a qualidade da Arena, que tem uma das melhores pistas para patinação no Brasil.
“No nosso esporte, a pista é tão importante quanto os patins”, diz o diretor técnico, que está em Brusque para supervisionar as provas. O técnico do Colégio Cultura, Ubiratan Branquinho, o Bira, conta que atletas internacionais que estavam na China no Mundial competem na Arena, devido ao alto nível.
“A quadra da Arena Brusque é conhecida nacionalmente e extremamente elogiada, por isso o pessoal se sente em casa”, diz Bira Branquinho, que trabalha ao lado de Maurício Nascimento e Luana Amaral no Colégio Cultura com a patinação.
O envolvimento do colégio com a modalidade, participando ativamente de competições da confederação brasileira, contou na hora de escolher a sede também, afirma Moreira. É graças ao Cultura que a cidade é representada e reconhecida entre os participantes do esporte em todo o país, nos diferentes níveis.
“Vieram nos procurar já sabendo da organização e dos profissionais do Colégio Cultura, pedindo para fazer esse grande evento. Brusque já é conhecida pela hospitalidade”, diz Bira Branquinho.
Infraestrutura
Mas a escolha de Brusque para sediar os cinco eventos não se deve apenas à relevância de Brusque para o cenário da patinação artística. A rede hoteleira e hospitalidade também contou muito, de acordo com o diretor técnico da confederação.
“Brusque tem uma rede hoteleira adequada para esse tipo de evento”, diz Moreira. Os hotéis estão lotados, e tem atleta hospedado fora da cidade por causa disso.
Geralmente, as candidaturas para sediar esse tipo de evento são propostas pelas cidades, mas neste ano foi diferente. Bira Branquinho a entidade não havia se manifestado, mas foi procurada pela confederação, interessada em realizar um evento grandioso, unindo as cinco competições num só lugar e simultaneamente.
Arthur dos Santos Alcorte, 14 anos, é integrante da equipe AABB, de Porto Alegre (RS). Apesar de jovem, o atleta tem uma carreira consolidada. Já participou de torneios nacionais, do Sul-Americano da categoria e do Pan-Americano.
“Eu gosto muito de Brusque, porque o pessoal é muito receptivo”, afirma Arthur, que vai disputar o Open durante o evento para tentar o Bolsa Atleta.
A escola Arte e Movimento, de Lajeado (RS), enfrentou uma maratona para poder competir. As atletas perderam o voo por causa de acidentes na rodovia e acabaram tendo de ir a São Paulo para depois vir para Santa Catarina.
Elas se hospedaram na casa de uma amiga em Itapema e fazem o trajeto até Brusque todos os dias. As professoras Georgea Rabaioli Bündrich e Gabriela Garcia Bündrich, que já competiram em nível internacional, levaram as meninas para a competição.
Claudete Rabaioli Bündrich, mãe das professores e avó de atletas, explica que a escola atua há 15 anos com patinação artística e vieram a Brusque para o grande evento da modalidade no ano.
O Colégio Cultura participa com 14 atletas e já conquistou três medalhas. A expectativa da comissão técnica é bastante positiva, já que as atletas têm se preparado desde o começo do ano para fazer bonito nesta hora.