X
X

Buscar

Aumento na conta de luz gera várias reclamações no Procon de Brusque

Diretor do órgão diz que consumidores estão sendo orientados sobre o caso

O brusquense iniciou o ano com um susto na conta de luz, já que a diferença da fatura de energia elétrica de um mês para o outro pegou muitos consumidores de surpresa.

O aumento acima do previsto pelos consumidores foi o campeão de atendimento no Procon de Brusque na segunda-feira, 21.

O órgão voltou a atender normalmente e, até o início da tarde, já havia contabilizado mais de 15 reclamações sobre o assunto. Durante as férias, por meio do plantão, os funcionários do Procon também receberam inúmeras reclamações sobre o aumento da conta da Celesc.

Veja também:
Depois de mais de 30 anos, brusquenses descobrem que são irmãos após morte do pai

Luciano Hang se manifesta sobre fala contra OAB: “não me referi aos advogados”

Tribunal de Justiça julga em fevereiro recurso de acusada pela morte de Chico Wehmuth

Na página de O Município no Facebook, uma publicação sobre o posicionamento da Celesc em relação às reclamações relacionadas ao valor da fatura de energia elétrica, no sábado, 19, teve quase 500 comentários.

A maioria dos consumidores questiona o fato de que, por ser período de férias, muitos passaram vários dias fora de casa em dezembro e, mesmo assim, o valor da conta de luz dobrou.

Pelo Facebook, Iza Kiani Kohler comentou que a sua conta de luz passou de R$ 290 para R$ 750. “Minha mãe foi na Celesc reclamar e pedir para trocar o relógio, porque o kilowatts era muito alto para três pessoas morando aqui, mas eles falaram que não podiam fazer nada.”

Kelvin Venske também estranhou o aumento. “Mesmos equipamentos ligados no mês 11 e no mês 12 e a conta de todo mundo dobrou, como pode ser normal?”.

Adriana Mayer também teve problemas com a conta de luz. “Um absurdo. 15 dias com a casa fechada, só geladeira e freezer ligados e uma lâmpada. R$ 349 de conta. Um roubo, comparando com os outros meses”, afirma.

Geisa França diz que usou apenas 15 dias de ar-condicionado, somente à noite, e sua conta já teve quase 70% de aumento.

Scarlat Schmitz também foi uma das consumidoras que reclamou sobre o valor da conta de luz. “Um absurdo! Fiquei 15 dias fora, só deixei minha geladeira e meu freezer na tomada, o resto desliguei tudo. Minha fatura veio praticamente o dobro.”

Apesar do grande número de reclamações, o diretor do Procon de Brusque, Volnei Montibeller, diz que não foi aberto nenhum protocolo de reclamação formal contra a Celesc. O órgão fez apenas orientações para os consumidores.

“O que acontece é que a maioria não percebe o ciclo da fatura. Por exemplo, se a fatura dela é de 18 de novembro até 17 de dezembro, o período que ela ficou fora de casa ainda não foi contabilizado na última fatura, ela só sentirá a redução na próxima. Todas as pessoas que vieram reclamar nós analisamos esse ciclo da fatura e os kilowatts consumidos, e a pessoa já sai entendendo melhor”, diz.

O que diz a Celesc
A Celesc emitiu um comunicado na sexta-feira, 18, se posicionando em relação às manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida no último mês. A Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da empresa.

Segundo a empresa, o aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, em períodos de temperatura elevada.

“Esse avanço é confirmado, inclusive, pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela Celesc nas últimas semanas. Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, sendo duas delas em dias seguidos – 16 de janeiro (4.989,82 MW) e 17 de janeiro (5.030 MW)”, afirma a Celesc.

Veja também:
Poços artesianos são opção para quem mais sofre com falta d’água em Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Prejuízo com as chuvas em Blumenau ultrapassa R$ 4 milhões

Segundo a empresa, a tarifa de energia elétrica da companhia não é reajustada desde agosto de 2018. Os clientes são orientados a conferirem atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida.

Quando se trata de variação de consumo, o cliente pode comparar a leitura atual no medidor do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura – a diferença entre os números indica o quanto já foi consumido de energia em kWh no período.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o departamento comercial da Celesc nas lojas de atendimento presencial ou pelo 0800-48-0120.