Baixa cobertura vacinal preocupa Prefeitura de Brusque; confira onde se vacinar
Vacinação da gripe, conhecida como influenza, e dengue, destinada à faixa etária de 10 a 14 anos, está disponível
Vacinação da gripe, conhecida como influenza, e dengue, destinada à faixa etária de 10 a 14 anos, está disponível
A baixa cobertura vacinal em Brusque tem gerado preocupação à prefeitura. Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 7, a secretária de Saúde, Thayse Rosa, falou sobre os desafios e impactos da baixa adesão à campanha de vacinação e as medidas tomadas para aumentar a cobertura vacinal.
Apesar das estratégias para elevar a taxa de vacinação, a população ainda não aderiu à campanha de imunização de forma satisfatória. “A gente faz a nossa parte e pede para que a população faça a sua. Às vezes, pode ser que a população não saiba dessa baixa cobertura vacinal”, afirma a secretária.
Nas crianças, a taxa é de menos de 21%. “Com menos de 21% o vírus pode circular ainda mais. Essas crianças estão nas creches e nas escolas e podem ficar doentes ou ter seu quadro clínico agravado”, diz.
Ao longo do mês de maio, a prefeitura irá ampliar o acesso à vacinação por meio de mutirões, que irão ocorrer nos próximos sábados do mês. Vários pontos de vacinação estarão abertos. A prefeitura vai divulgar os dias, horários e locais nos seus canais oficiais.
“Convidamos toda família, desde a criança a partir dos 6 meses até o idoso, é muito importante [se vacinar]. Se a gente pode evitar e transmitir a doença pela vacina, é importante que a família venha”, diz a diretora da Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro”.
“Muitas doenças foram erradicadas no decorrer dos anos. É importante que a população volte a acreditar nas vacinas porque realmente elas salvam vidas”, completa.
A campanha de vacinação vai até 31 de maio.
É possível tomar a vacina contra a gripe, conhecida como influenza, dengue, destinada à faixa etária de 10 a 14 anos, e atualizar a caderneta de vacinação na Policlínica, localizada na rua Prefeito Germano Schaeffer, 66, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina: Limeira, Dom Joaquim, Planalto, Paquetá, Santa Terezinha, Santa Rita, Ponta Russa, Steffen, São Luiz; Cedrinho, Guarani, Maluche, São João, Águas Claras, Rua Nova Trento e Bateas.
“Não é necessário esperar um sábado ou uma ação para colocar em dia as vacinas de rotina. A população pode procurar a sua Unidade Básica de Saúde e a Policlínica”, destaca a secretária.
Voluntária do CVV de Brusque conta como é a rotina de quem ajuda a evitar tentativas de suicídio: