Banda Pife na Manga apresenta ritmos nordestinos na praça Barão de Schneeburg

Grupo de Florianópolis já se apresentou em festivais fora do Brasil

Banda Pife na Manga apresenta ritmos nordestinos na praça Barão de Schneeburg

Grupo de Florianópolis já se apresentou em festivais fora do Brasil

Cinco músicos paulistas decidiram formar uma banda de pífanos em Florianópolis. O “Pife na Manga” existe desde o fim de 2010, e conta com dois pifeiros e três percussionistas, que apresentam um repertório de composições autorais. Na manhã de sábado, 13 de julho, eles tocaram ainda músicas consagradas de Luiz Gonzaga e João do Vale.

A banda de pífanos é um tipo de formação musical comum em vários estados do Nordeste brasileiro e pouco difundida no Sul do país. O instrumento chamado pífano é uma flauta rústica feita em bambu, comum em Pernambuco. Pife é a abreveação de pífano. Ivan Vendemiatti, Fernanda Bauzys, Guilherme Tebet, Eduardo Vidili e Osvaldo Pomar animaram as pessoas que pararam para ouvir tanta brasilidade.

Ivan conta que a banda começou depois que ele e Fernanda se encontraram e começaram a trocar  toques na flauta. Ela trouxe bastante a linguagem nordestina do pífano, pois já tocava em uma banda em Campinas, chamada Flautins Matulá. Pela leveza e facilidade em que se levar os pífanos a qualquer canto, os dois não se restringiram ao espaço da tenda e levaram música bem perto do público. 

A partir daí, Ivan começou a compor. O grupo aposta bastante nas próprias composições e tem um CD lançado. Além do som dos pífanos, há bastante percussão e variação de ritmos. Todos os integrantes moram há pelo menos dez anos em Florianópolis. “O nosso som traz alegria, é para dançar e tocamos para públicos que gostam de movimentar o corpo. É música para se ouvir dançando”, diz Ivan.

Eduardo afirma que o grupo sempre teve interesse pela cultura popular brasileira e ritmos folclóricos. Os músicos tocam mais em Santa Catarina e estão se fortalecendo na região. Em 2012, eles participaram do V Festival Espirito Poitu e I Festival Espírito Paris, na França.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio