Bastidores: o que conversaram Bolsonaro e prefeito André Vechi em encontro em Brasília
Prefeito de Brusque se filiou ao PL com "bênção" de Bolsonaro
Prefeito de Brusque se filiou ao PL com "bênção" de Bolsonaro
No encontro entre o prefeito de Brusque, André Vechi (PL), e o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 7, em Brasília, diversos assuntos foram tratados, incluindo política nacional, Santa Catarina, o partido e até futebol. O prefeito foi à capital para se filiar ao PL.
O jornal O Município conversou com duas fontes, que relataram como aconteceu o encontro, incluindo a preparação da ida a Brasília, os momentos na capital e também as conversas.
Vechi era filiado ao Democracia Cristã, com o “título” de único prefeito do partido em todo Brasil. A ida dele para o PL, sigla que abriga Bolsonaro, já era prevista e passava por um compromisso firmado na campanha eleitoral.
Segundo as fontes, o governador Jorginho Mello (PL) entrou em contato com Vechi e o convidou para ir a Brasília se encontrar com Bolsonaro. A filiação do prefeito de Brusque com a “bênção” do ex-presidente ocorreu junto com outros três prefeitos catarinenses.
Ele e o presidente do PL de Brusque, Aldinei de Souza, o Nei, saíram da cidade e foram para o aeroporto de Florianópolis por volta das 8h desta terça. Lá, se encontraram com Jorginho e pegaram voo para a capital.
O encontro estava marcado para as 15h. O grupo almoçou no aeroporto e depois foi com um carro de aplicativo até a sede do PL nacional, local em que Bolsonaro possui uma sala. Vechi, Jorginho e o restante da comitiva chegaram na sede uma hora antes.
Quando o relógio marcou 15h, horário do encontro, eles foram chamados para ir até a sala do ex-presidente. A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, também estavam lá.
Relatam as fontes que os prefeitos, incluindo Vechi, conversaram sobre as cidades que administram e mencionaram as chuvas que atingiram Santa Catarina em outubro. Bolsonaro também teria tratado de política nacional e avaliado o crescimento do PL na região Nordeste.
Além disso, as fontes detalham que o ex-presidente agradeceu aos prefeitos por se filiarem ao partido. Com Vechi especificamente, Bolsonaro celebrou o acesso do Brusque para a Série B do Brasileirão e disse que torceria para a promoção futura para a Série A. Ele também teria perguntado se “estava tudo certo” em Brusque.
Em outro momento, contam os interlocutores que Bolsonaro perguntou, em tom de brincadeira, se alguém torcia para o Palmeiras, time do ex-presidente. Vechi confirmou a torcida para o time paulista. Com a resposta, o ex-presidente abraçou o prefeito e disse que estava empolgado com a briga do Palmeiras pelo título do Brasileirão.
Após o encontro na sede do PL, Vechi, juntamente com o restante do grupo, foi até a Secretaria de Articulação. Posteriormente, ele retornou ao aeroporto para embarcar no voo de volta para Santa Catarina.
Com a filiação, Vechi se junta agora ao partido do vice-prefeito de Brusque, André Batisti, o Deco, e o PL assume o comando da prefeitura com “chapa pura”, formada somente por integrantes do partido.
Nova geração de bergamascos é esperança para manter dialeto vivo em Botuverá: