Um atendimento trouxe alegria ao Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba no fim da tarde de segunda-feira, 28 de janeiro. Diferente das ocorrências que atendem, os socorristas realizaram um parto dentro da ambulância, logo após serem acionados pelo 193. A pequena Amanda não esperou chegar ao Hospital Azambuja e precisou de cuidados no meio do caminho.
O cabo Marcos Antônio Santos auxiliou no parto da jovem Tatiane Maria Ferreira, 25 anos. “A bolsa já havia rompido e encontramos a gestante no meio do caminho. Transferimos do carro em que estava para a ambulância e estávamos indo em direção ao hospital”, relata.
Durante o trajeto, o cabo diz que como a gestante sentia muitas dores e a cabeça do bebê já estava aparecendo, pararam a ambulância e iniciaram o trabalho de parto. O nascimento de Amanda aconteceu de forma normal, em frente ao Posto de Combustível Carol, na rua Brusque. “Foi bem tranquilo. A gestante estava nos nove meses de gestação e não tivemos nenhuma dificuldade”, comenta o cabo Marcos Antônio.
Segundo o cabo, esta é a 8ª vez que realiza um parto dentro da ambulância. “Não é uma novidade para mim, mas é sempre uma alegria. Gera uma emoção, porque é diferente de um acidente que atendemos”, afirma.
Além do cabo, também ajudaram no parto o soldado Jair e a agente da Defesa Civil, Cinthia. Os socorristas limparam as vias aéreas da criança, que em seguida começou a chorar, cortaram o cordão umbilical, enrolaram em um pano e o colocaram nos braços da mãe. “Depois seguimos para o hospital, para que ambos recebessem atendimento médico”, completa o cabo.
Mãe e bebê passam bem
Amanda nasceu para preencher mais um espaço na família de Tatiane e Adilson. Além dela, o casal já tem dois filhos: Thaissa, 8, e Alisson, 2. Ainda no hospital, a mãe falou com a reportagem do MDD e agradeceu os cuidados do Corpo de Bombeiros de Guabiruba. “Fui muito bem atendida e tive um parto tranquilo com a ajuda deles”, disse.
Segundo a mãe, está tudo bem com a pequena Amanda, que nasceu com 3,680 kg e 50 cm de comprimento. “Devo ir para casa amanhã (quarta-feira, 29) e estamos bem”, garante Tatiane.