Programa de incentivo à prática de atividades físicas deve ganhar novas etapas

Brusque: Capital Nacional da Longevidade engloba saúde e prática de exercícios físicos

Programa de incentivo à prática de atividades físicas deve ganhar novas etapas

Brusque: Capital Nacional da Longevidade engloba saúde e prática de exercícios físicos

Quem passa diariamente pela avenida Beira Rio pôde observar o aumento no fluxo de pessoas praticando atividades físicas. Isto porquê, desde o dia 20 de janeiro, a prefeitura colocou em prática o programa “Brusque: Capital Nacional da Longevidade”. O projeto tem duração até o dia 28 de fevereiro e envolve oito tipos de atividades, desde caminhadas orientadas à muro de escalada.

Depois de uma semana do projeto em prática, o balanço é positivo. Segundo a secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, as expectativas foram totalmente superadas. “O programa se concretizou já no primeiro dia. A cidade é altamente participativa quando se oferece serviço de qualidade. As pessoas entenderam o recado e estamos muito satisfeitos”.

Galeria

A média de público é variada. As modalidades mais procuradas, até o momento, são as caminhadas orientadas e as aulas de dança no período noturno, com aproximadamente 40 pessoas. E a própria Ana entrou no ritmo do programa . “Este projeto é, principalmente, para pessoas como eu, que vivem dando desculpas para não praticar uma atividade”. O programa também conta com distribuição de água e frutas durante os intervalos das atividades. 

Etapa-piloto

Segundo a secretária de Saúde, esta primeira etapa do programa tem duração até o dia 28 e serve como um ‘esquenta’. “É um pontapé inicial para uma série de ações que acontecerão durante todo o ano”. A ideia é que o programa tenha continuidade logo após o término desta fase e a expectativa é por novidades, como a inclusão de novas modalidades – que ainda serão discutidas -, bem como novas parcerias. “Neste primeiro momento, a prefeitura está com a coordenação geral, mas vamos contar ao longo do ano com parceiros que não puderem se efetivar neste primeiro momento”, afirmou Ana.   

Modalidades

As modalidades que englobam o programa são aulas de ginástica, dança, caminhadas orientadas, bicicletada, rapel, muro de escalada, yoga e um passeio ciclístico que irá encerrar o programa. 

Além dos profissionais que coordenam as atividades físicas, o programa também conta com  enfermeiro da rede pública municipal, Márcio de Souza Pousa, que presta serviços como medição de pressão arterial, teste de glicemia e de Índice de Massa Corporal (IMC), além de passar orientações à população. O profissional da saúde está presente todos os dias na avenida Beira Rio, das 7 às 8h30 e das 19h às 20h30.
Programação

Caminhadas orientadas
LOCAL: Concentração e dispersão na Beira Rio, em frente à Arena Brusque, com roteiro passando pela avenida Arno Carlos Gracher
HORÁRIO: 07h às 08h30 (duas turmas) – 19h às 20h30 (duas turmas); de segunda a sexta-feira
DURAÇÃO: 45 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento e alongamento orientado por profissional na saída e no retorno; dicas de alimentação saudável; mesa com alimentos (frutas); água; medição de batimentos cardíacos e de pressão arterial; orientação e animação de profissional na caminhada

Aulas de ginástica
LOCAL: Beira Rio (palco)
HORÁRIO: 07h às 08h30 (três turmas) – 19h às 20h30 (três turmas); segundas, quartas e sextas-feiras
DURAÇÃO: 30 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento, aula orientada e alongamento

Aulas de dança
LOCAL: Beira Rio (palco)
HORÁRIO: 19h às 20h30 (três turmas), terças e quintas-feiras
DURAÇÃO: 30 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento, aula orientada e alongamento

Bicicletada
LOCAL: Roteiro nas ciclofaixas com saída em frente à Arena Brusque 
HORÁRIO: 19h às 20h durante a semana, e das 08h às 10h no sábado, sendo a periodicidade semanal, revezando entre noite e fim de semana
DURAÇÃO: 60 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento e alongamento orientado por profissional na saída e no retorno; mesa com alimentos (frutas) e água

Rapel
LOCAL: Parque Zoobotânico
HORÁRIO: 14h às 17h, sábados e domingos
SERVIÇOS: Atividade orientada por profissional

Muro de Escalada
LOCAL: Parque Zoobotânico
HORÁRIO: 14h às 17h, sábados e domingos
SERVIÇOS: Atividade orientada por profissional

Yoga na Praça
LOCAL: Praça Sesquicentenário
HORÁRIO: 19h às 20h, domingos
SERVIÇOS: Orientação de profissional

Passeio Ciclístico
Passeio Ciclístico a ser realizado no fim da programação de verão

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio