Botuverá se prepara para o 51º aniversário e a 22ª Festa Bergamasca

A novidade deste ano é o espaço destinado às empresas da cidade, que mostrarão seus produtos e serviços

Botuverá se prepara para o 51º aniversário e a 22ª Festa Bergamasca

A novidade deste ano é o espaço destinado às empresas da cidade, que mostrarão seus produtos e serviços

No próximo domingo, 9 de junho, Botuverá completa 51 anos de emancipação político-administrativa, por isso o clima na cidade é de preparação para os eventos que serão realizados para comemorar a data.

A 22ª Festa Bergamasca, de 7 a 9 de junho, integra as comemorações do aniversário da cidade e teve início no mês de maio com o baile para a escolha da Rainha e Princesas da Festa Bergamasca. No primeiro fim de semana de junho foi realizado o 9º Encontro de Trilheiros, que atraiu cerca de 700 motociclistas.

A Bergamasca foi criada em 1992 com o objetivo de manter viva a tradição ítalo-bergamasca e as comemorações, danças e comidas típicas introduzidas pelos imigrantes. Para resgatar a história e a cultura dos fundadores da cidade, que vieram do norte da Itália (principalmente de Bérgamo), a marca registrada da festa é a farta mesa com pratos típicos, música ao vivo e muita alegria.

A abertura oficial da festa é nesta sexta-feira, dia 7, às 19h. Antes, a missa na Igreja Matriz São José será celebrada às 18h. 

A partir das 19h30, enquanto os visitantes saboreiam as delícias típicas, poderão assistir a apresentações de danças folclóricas e rítmicas. Às 21h a animação do baile será por conta do grupo Chama Gaúcha, e às 23h sobe ao palco a dupla Leandro e Evandro.

O desfile histórico-cultural, na rua central da cidade, será no sábado, dia 8, com a participação de todas as escolas e secretarias municipais. À noite as danças folclóricas continuam, às 19h30, e em seguida haverá os shows do grupo Deco Dalponte, às 20h, e da banda Estrela Dalva, às 23h.

No domingo, dia 9 às 9h30, a missa na Igreja Matriz São José será rezada no dialeto ítalo-bergamasco. Após, a partir das 11h30, o almoço começa a ser servido com a música do Coral Giuseppe Verdì. À tarde a atração é o show do palhaço Biribinha, a partir das 12h30, o grupo Deco Dalponte a partir das 14h e a tarde dançante com a Banda Corpo e Alma. 

Segundo o prefeito, José Luiz Colombi, tudo está sendo preparado com muita estima “para homenagear a cidade, os botuvearenses e aqueles que escolheram a cidade para morar“.

Novidade

Este ano acontece a 1ª Mostra da Indústria e Serviços, que surgiu em uma reunião do Núcleo de Empresários de Botuverá. O objetivo é reunir as principais empresas da cidade para que mostrem o que produzem.

Os expositores são empresas filiadas ao Núcleo, de vários segmentos, como marcenaria, confecção, mineração, tecelagem, instalação elétrica e hidráulica, órgãos públicos, banco, fiação, baterias, entre outros. Os stands estarão abertos nos dias 7,8 e 9 de junho, conforme a programação da Bergamasca, no pátio da Igreja Matriz.

Segundo o coordenador do Núcleo de Empresário de Botuverá, Ronimar Fachini, o evento é importante para tornar mais conhecido o trabalho das empresas associadas. “Queremos que a comunidade local e cidades vizinhas conheçam o potencial econômico da cidade”. 

Programação completa

Dia 7 de junho
18h – Santa Missa na Igreja Matriz São José
19h – Abertura oficial da 22ª Festa Bergamasca
19h30 – Início dos serviços de alimentação e apresentação dos grupos de danças folclóricas e rítmica
21h – Baile com Grupo Chama Gaúcha
23h – Show com Dupla Leandro e Evandro

Dia 8 de junho
14h30 – Desfile Histórico-Cultural no Centro da cidade
18h – Santa Missa na Igreja Matriz São José
19h30 – Início dos serviços de alimentação e apresentação dos grupos de danças folclóricas
20h – Animação com o Grupo Deco Dalponte
23h – Baile com a Banda Estrela Dalva

Dia 9 de junho
9h30 – Santa Missa no dialeto ítalo-bergamasco e animada pelo Coral Giuseppe Verdì (Igreja Matriz São José)
11h30 – Início dos serviços de alimentação e apresentação do Coral Giuseppe Verdì
12h30 – Comédia Show com Biribinha
14h – Animação com o Grupo Deco Dalponte
15h – Tarde dançante com animação da Banda Corpo e Alma

Mais informações em www.festabergamasca.com.br



Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura de Botuverá

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio