Enquanto diversos clubes da Série C se reformulam, anunciam mais de dez contratações, além das várias saídas, o Brusque vai no caminho contrário e mantém a equipe que começou 2023. Após ser vice-campeão catarinense, a única saída de um titular foi a do volante João Pedro. O atacante Neto, que não entrou em campo na temporada, foi emprestado ao Coritiba. Thiago Alagoano, maior artilheiro da história do clube, acertou sua saída após uma terceira passagem que não teve, nem de perto, o brilho das anteriores.

O técnico Luizinho Lopes e os demais jogadores permanecem, inclusive o meia Jhemerson, que teve uma sondagem do Criciúma. A diretoria planeja reforços pontuais. A ideia é ter mais um goleiro, um meia e dois pontas. Contudo, até o fechamento deste especial, chegaram apenas o volante Madison (ex-Portuguesa) e o lateral-esquerdo Ângelo, que atuou no quadricolor em 2022 e estava emprestado pelo Coritiba à Portuguesa. Nesta nova passagem, tem contrato definitivo com o Brusque.

Como o lateral-esquerdo Airton começa a Série C com a lesão muscular que o tirou da reta final do Catarinense, Ângelo chega para ser opção neste setor. Alex Ruan, que vem se consolidando na posição, também poderá ser escalado como meia ou ponta.

Há também, no elenco, jogadores como o volante Luiz Henrique e o atacante Luizinho. Eles passaram a primeira parte da temporada no departamento médico, e devem ser aproveitados na Série C. Luiz Henrique nem conseguiu estrear, e Luizinho só jogou a Recopa Catarinense e a primeira rodada do estadual.

O objetivo traçado pela diretoria é claro e vem sendo repetido com frequência: o retorno à Série B. Desde 2019, quando sua ascensão passou a ser mais acentuada, o Brusque conquistou cinco títulos. Chegou a quatro semifinais e a três finais de Catarinense.

Em meio a este processo, veio um traumático rebaixamento em 2022 e, no final do ano, o presidente Danilo Rezini pôs em dúvida a continuidade do clube. Contudo, passados os primeiros quatro meses de 2023, o quadricolor tem conseguido seguir adiante com um horizonte mais promissor do que desesperador. Em 20 jogos, são nove vitórias, oito empates e três derrotas, com 22 gols marcados e 11 sofridos.

O Brusque chega à Série C de 2023 com a manutenção de um trabalho vice-campeão estadual e a convicção de que há um caminho correto sendo percorrido. Neste sentido, começa à frente de vários concorrentes.


Brusque
 Futebol Clube

Brusque
Fundação: 12 de outubro de 1987
Estádio: Augusto Bauer (particular – Carlos Renaux) – 5.000 lugares
Presidente: Danilo Rezini
Técnico: Luizinho Lopes
Material esportivo: Finta
Principais títulos: 1 Brasileiro Série D (2019) e 2 estaduais (1992 e 2022)
Outros títulos: 2 Recopa Catarinense (2020 e 2023), 5 Copa Santa Catarina (1992, 2008, 2010, 2018 e 2019), 3 Catarinense Série B (1997, 2008 e 2015).
Copa do Brasil: segunda fase (eliminado pelo CSA)
Catarinense: 2º

Brasileirão série C- Brusque- Marreco
Ilustração: Ed Carlos Santana
Brusque Brasileiro Série C
Wallace e Madison em treino no CT Rolf Erbe | Foto: Lara Vantzen/Brusque FC

Frango à parmegiana fit: receita saborosa e com menos calorias: