O São José tem se acostumado a ser um figurante na Série C desde que o acesso bateu na trave em 2019, ano em que retornou à terceirona. Em 2022, a equipe conseguiu flertar com o G-8, mas terminou no 11º lugar.

Na atual temporada, o Zequinha não jogou nada além do Campeonato Gaúcho, com uma campanha mediana: quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Ainda assim, foi seu melhor desempenho desde 2018. Junto com a Série C do Brasileiro, disputará a Copa FGF, em busca de uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

Entre os diversos reforços, estão o atacante Alessandro Vinícius (ex-Joinville), Vitinho (ex-Internacional) e Dener (ex-Monte Azul-SP), os zagueiros Lucas Cunha (ex-Portuguesa Santista) e Lucas Barboza (ex-Botafogo-PB), o volante Nonato (ex-Portuguesa Santista), o lateral-direito Thalys (emprestado pelo América-MG), o lateral-esquerdo Lucas Sampaio (ex-São Luiz-RS) e o volante Rafael Carrilho (ex-Avenida-RS). Lucas Barboza e Nonato têm passagens recentes pelo Brusque.

O goleiro do São José é Fábio Rampi, de 34 anos. Ele é o goleiro em atividade no Brasil com mais gols: são 30 na carreira.


Esporte Clube São José

Porto Alegre (RS)
Fundação: 24 de maio de 1913
Estádio: Francisco Noveletto, o Passo d’Areia (próprio) – 10.600 lugares
Presidente: Ênio Gomes de Campos
Técnico: Thiago Gomes
Material esportivo: Weefe
Principais títulos: 1 Copa FGF (2017)
Vs. Brusque: 8J, 5V, 1E, 2D, 9GP, 6GC
Copa do Brasil: não disputou
Gaúcho: 6º (eliminado na primeira fase)

Brasileirão série C- Esporte Clube São José- Santo São José
Ilustração: Ed Carlos Santana
São José-RS Brasileiro Série C
São José faz sua quinta temporada consecutiva na Série C | Foto: EC São José/Divulgação

Frango à parmegiana fit: receita saborosa e com menos calorias: