Brusque enfrenta Figueirense com time titular para buscar o título da Recopa
Waguinho Dias utilizará titulares visando o título da Recopa; Ruan é desfalque por lesão
Antes do decisivo confronto contra o Boavista (RJ) pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o Brusque tem a Recopa Catarinense contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, nesta quinta-feira, 4, às 19h. O confronto em jogo único coloca frente a frente os campeões de 2018 do Catarinense e da Copa Santa Catarina. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV.
O técnico Waguinho Dias opta por usar a equipe mais forte possível à disposição, assim como o Figueirense, e explica que há tempo suficiente para o elenco se recuperar para o jogo de volta contra o Boavista, que pode colocar a equipe a duas partidas do acesso a Série C. Em caso de lesão, o treinador garante que há reservas com capacidade de manter o nível do time e afirma que todo o grupo está focado para a partida válida pela quarta divisão.
Veja também:
Ciro Roza deixa oficialmente o PSB de Brusque
Conheça história Rede Feminina de Combate ao Câncer, que completa 30 anos
Prefeitura de Brusque realiza processo seletivo para área da saúde
“Se fosse o caso de virmos de uma sequência mais frequente de jogos em meio e fim de semana, aí você tende a poupar. Risco de lesão existe no treino, em qualquer jogo, houve o caso do Ruan, lesionado num aquecimento. Mas todos estão bem, todos os atletas querem jogar. Se houver lesão, temos bons atletas no banco, temos um grupo muito comprometido. É uma grande oportunidade para os atletas e para o Brusque. Um título fica marcado no currículo e na história do clube.”
Thiago Henrique chegou a treinar como titular durante a semana e pode substituir Fio. Na Série D, ele atuou em todas as nove partidas até aqui, sempre saindo do banco. Ruan, que sofreu uma lesão no adutor de uma das coxas no aquecimento para o jogo contra o Boavista do último domingo, 30, é ausência certa e deve ficar de fora até do jogo de volta das oitavas da Série D.
Romarinho volta à equipe, após ter cumprido suspensão pelo terceiro cartão amarelo no empate contra o Boavista. Uma provável escalação tem Zé Carlos; Edílson, Ianson, Magrão, Aírton; Gama, Thiago Alagoano, Romarinho; Jefferson Renan, Júnior Pirambu e Thiago Henrique.
“Seria injusto da minha parte deixar alguém de fora de uma partida como esta. Todo mundo quer jogar. Temos que entender até onde o jogador quer e até onde pode.
Mesma pegada
A ideia é que o Brusque tenha a mesma atitude que teve contra o Boavista fora de casa, com um jogo franco, ofensivo. “Num campo bom, contra uma equipe grande como o Figueirense, tentaremos nosso melhor atacando. É nossa característica. Vamos buscar o ataque a todo momento.”
Retrospecto favorável
Waguinho Dias jamais perdeu uma partida no Orlando Scarpelli, comandando Inter de Lages, Atlético Tubarão e Marcílio Dias. Todos os jogos foram válidos pelo Campeonato Catarinense. No estadual de 2019, comandando o Marcílio Dias, a equipe empatou sem gols com o alvinegro em Itajaí:
2016 – Figueirense 1×2 Inter de Lages
2017 – Figueirense 1×1 Tubarão
2018 – Figueirense 0x0 Tubarão
2019 – Figueirense 0x1 Marcílio Dias
“Vale pela curiosidade, são outras histórias, outras realidades. Mas dá mais de confiança. Espero que consigamos manter este histórico”, comenta.
Pênaltis
Há a chance de o Brusque enfrentar duas disputas de pênaltis em menos de uma semana: na Recopa e na Série D. Ao final de cada treino, há espaço para os jogadores treinarem suas cobranças.
“Vários atletas estão acostumados e bem treinados. Se for o caso de haver pênaltis, de qualquer forma, o emocional vai mandar muito no momento. O jogador treina, pega confiança, mas é um momento de equilíbrio emocional. De qualquer forma, estamos preparados”, explica Waguinho.
Confrontos recentes
Brusque e Figueirense se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Catarinense em 2019. Em 23 de janeiro, na terceira rodada do Catarinense, o quadricolor foi derrotado pelo Figueirense por 2 a 1 no Augusto Bauer. No Orlando Scarpelli, em partida válida pela 12ª rodada, 2 a 0 para os mandantes.
Na Copa Santa Catarina de 2018, o Brusque venceu o time B do Figueirense por duas vezes nas semifinais: na ida, 3 a 2 em casa. Na volta, 4 a 0.
Adversário
O Figueirense está invicto há quatro partidas no Scarpelli, ou seja, ainda não perdeu em casa pela Série B do Brasileiro. Depois do empate em 0 a 0 com o São Bento, foram três vitórias consecutivas, contra Brasil de Pelotas, Atlético-GO e Botafogo-SP.
Veja também:
Programa ajuda jovens se inserirem no mercado de trabalho, em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Confira agenda de shows e eventos para esta semana em Blumenau
A última derrota do alvinegro em seu estádio foi em 7 de abril. O Marcílio Dias, comandado por ninguém menos que Waguinho Dias, venceu por 1 a 0. O zagueiro Magrão, hoje titular do Brusque, atuou durante os 90 minutos.
Na Série B, o Furacão do Estreito está em 8º lugar na Série B do Brasileiro, com 13 pontos, a oito do G4. A equipe está invicta há três partidas e não joga desde 11 de junho, quando venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Scarpelli.
O técnico Hémerson Maria deve usar uma escalação com Denis; Juninho, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Tony; Fellipe Mateus, Willian Popp e Rafael Marques.