Brusque escapa de ser goleado e perde para o Guarani em Campinas
Com ataque nulo, quadricolor desperdiça chance de respirar fora do Z-4
Com ataque nulo, quadricolor desperdiça chance de respirar fora do Z-4
O Brusque perdeu para o Guarani por 1 a 0 na tarde deste domingo, 28, no Brinco de Ouro, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Matheus Bueno fez o gol do jogo, que poderia ter terminado em uma goleada histórica, evitada principalmente pelo goleiro Matheus Nogueira. Diante do lanterna, o quadricolor perde a oportunidade de dormir fora da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Brusque interrompe sua sequência de oito partidas sem perder. Não só isto, este foi o 15º jogo consecutivo sem vencer como visitante.
Comandado pelo técnico interino Marcelo Cordeiro, o Guarani, por outro lado, conquistou sua segunda vitória na competição. Não vencia há 13 partidas (dois meses e meio) e obteve mais três pontos, chegando a 11.
O primeiro tempo já poderia ter terminado tranquilamente com uma goleada enorme do Guarani. Matheus Nogueira foi um fator fundamental para manter o placar intacto. Outro foi a trave.
Nos momentos em que o Brusque tinha a posse de bola, era inofensivo e sem criatividade. Não conseguia mais que chutes travados e cruzamentos incompletos. Se no início as forças estavam um pouco mais equilibradas, a segunda metade da primeira etapa teve domínio absoluto do Bugre.
O primeiro milagre de Matheus Nogueira foi operado já aos dois minutos. Airton cruzou, João Victor fez a infiltração e cabeceou. No reflexo, o goleiro quadricolor fez linda defesa, à queima-roupa, para escanteio.
Aos 12 minutos, João Victor arrancou pelo meio, aplica uma caneta em Ianson e chutou colocado, rasteiro. A bola pareceu ter um leve desvio e bateu na trave. Na sobra, Airton cruzou rasteiro e a bola passou por todo mundo.
Aos 24, Airton rondou a área com liberdade e chutou com a perna canhota. A bola bateu na junção da trave com o travessão. Na sequência, Caio Dantas não conseguiu finalizar bem. Sem ângulo, bateu cruzado e a bola saiu em tiro de meta.
Nogueira fez outra defesaça aos 37. Airton cruzou na medida e Luan Dias chutou de primeira. O goleiro do Brusque voou no contrapé, se esticou e tocou a bola para escanteio.
Aos 46, Airton foi lançado na direita e a marcação não acompanhou. O camisa 30 cruzou com categoria e Caio Dantas cabeceou como manda o manual. Matheus Nogueira fez sensacional defesa em seu canto baixo direito, após o quique da bola. No minuto seguinte, João Victor recebeu passe cruzado de Pacheco, dominou e chutou colocado. A bola passou muito perto, por cima do travessão.
O Brusque voltou para o segundo tempo com Éverton Alemão, Dionísio e Guilherme Queiróz no lugar de Cristovam, Jhemerson e Diego Mathias. As mudanças não surtiram efeito imediato.
E o Guarani abriu o placar aos três minutos. Luan Dias levantou na área e Matheus Bueno cabeceou para o fundo do gol. Nem Matheus Nogueira pôde fazer nada.
Nos minutos seguintes, o goleiro do Brusque seguiu evitando o que poderia ser uma goleada histórica. Fez boas defesas aos nove, 16 e 18 minutos. Também aos 16, Gabriel Bispo juntou sobra do escanteio, chutou firme e a bola bateu do lado de fora da rede.
Só dava Bugre no jogo, e o 1 a 0 se tornava um placar cada vez mais mentiroso. O goleiro Vladimir mal precisava encostar na bola, uma vez que o quadricolor não conseguia nem incomodar a defesa adversária. O ritmo do Guarani na frente foi diminuindo após o gol, e a partida passou a ter menos ação.
Na parte final da partida, o Guarani se fechou atrás e o Brusque rodava a bola do meio para a frente, sem perspectiva de uma jogada de perigo. O Bugre ainda perdeu chance de fazer o segundo gol aos 43. Reinaldo recebeu em profundidade, saiu cara a cara com Matheus Nogueira e tirou demais na finalização. A bola passou perto da trave à esquerda do goleiro.
Com Alex Ruan suspenso, o Brusque recebe o América-MG na Ressacada às 19h desta sexta-feira, 2. O Guarani enfrenta o Ceará no Castelão em 6 de agosto, terça-feira.
Campeonato Brasileiro – Série B
18ª rodada
Domingo, 28 de julho de 2024
Estádio Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Guarani: Vladimir; Pacheco, Matheus Salustiano, Douglas Bacelar, Jefferson; Gabriel Bispo (Lucas Araújo), Matheus Bueno (Anderson Leite), Luan Dias; João Victor (Reinaldo), Airton (Marlon); Caio Dantas (Daniel dos Anjos).
Técnico: Marcelo Cordeiro
Brusque: Matheus Nogueira; Cristovam (Éverton Alemão), Ianson, Wallace; Mateus Pivô, Jhemerson (Dionísio), Rodolfo Potiguar, Alex Ruan, Diego Mathias (Guilherme Queiróz); Dentinho e Paulinho Moccelin (Diego Tavares).
Técnico: Luizinho Vieira
Gol: Matheus Bueno
Cartões amarelos: Gabriel Bispo, Matheus Salustiano; Alex Ruan
Cartão vermelho: Marcelo Cordeiro
Trio de arbitragem: Thaillan Azevedo Gomes (AP), auxiliado por Luis Felipe Gonçalves Correa (PB) e Luan Patrique Pereira da Silva (AP).
Quarto árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo (SP)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG), auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Sucesso nos verões dos anos 80, Lagoa Sem Fim quase inundou rua de Guabiruba após estouro de canos: