brusque
As plantações de banana foram severamente castigadas pelo fenômeno da geada naquela rigorosa onda de frio em julho de 2000 no município de Brusque/Foto: Divulgação

A histórica onda de frio que atingiu Brusque naquele julho do ano de 2000 trouxe à cidade, temperaturas mínimas que raramente são registradas na região.

Na ocasião, os termômetros marcaram até 3 graus negativos no amanhecer de 14 de julho, valor esse considerado recorde mínimo no monitoramento feito por Ciro Groh, que observa o tempo no município brusquense desde a década de 1980.

Confira abaixo o relato feito ao Blog do Ciro Groh.

O recorde mínimo de Brusque

Brusque pintada de branco no amanhecer de 14 de julho de 2000/Foto: Divulgação

Eu, Ciro Groh, sempre tive como hobby apreciar, coletar e arquivar informações do tempo em Brusque e região, relacionadas a frio, calor, chuva, vento, entre outros índices.

E lá se vão mais de três décadas com os olhos voltados para o céu. Sempre atento aos detalhes envolvendo os acontecimentos climáticos de destaque no Vale do Itajaí-Mirim.

Em meus arquivos estão contidos dados iniciados no ano de 1987. Ao longo de todo esse período de 34 anos, pude acompanhar e registrar os mais diversos acontecimentos, muitos deles severos.

Leia também:

-A região das nascentes do rio Itajaí-Mirim tomada pela geada; veja as imagens

Fonte: Ciro Groh

Posso citar como exemplo de destaque, a intensa onda de frio que atingiu toda a região Sul do Brasil entre os dias 13 e 28 de julho de 2000.

Em Brusque, naquela ocasião, foram 15 dias consecutivos com temperaturas abaixo dos 5ºC nas madrugadas, sendo que, 5 delas tiveram mínimas negativas.

3 graus negativos

Destaque para aquele inesquecível amanhecer de 14/07/2000, quando meu equipamento de medição registrou 3 graus abaixo de zero às 6:45h.

Folhas queimadas pela geada/Foto: Divulgação

Diante desse valor mínimo, a geada então se fez presente de forma ampla nas primeiras horas daquela manhã por todo o município.

A reação de todos os brusquenses diante daquele “cenário glacial” foi de espanto e curiosidade. Mesmo porque, raramente marcas negativas de temperaturas são observadas no Berço da Fiação Catarinense.

Vale destacar que aquela forte onda de frio de julho de 2000 foi a mais intensa já registrada por mim. Isso dentro desses 34 anos que venho acompanhando o tempo em Brusque.

Não houve até o momento, nesse período, mínimas tão baixas observadas. Muito menos, uma sequência de dias tão prolongada com a presença da geada em Brusque.

Um evento climático extremo que certamente ficou marcado de um modo especial em meus arquivos e na memória das pessoas.


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.