Brusque participa em 12 modalidades nos Jogos Escolares de Santa Catarina

Jesc de 15 a 17 anos contará com 3.364 estudantes de 279 municípios

Brusque participa em 12 modalidades nos Jogos Escolares de Santa Catarina

Jesc de 15 a 17 anos contará com 3.364 estudantes de 279 municípios

A festa do esporte escolar catarinense já teve início com as primeiras disputas dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Nesta edição, que é realizada em Videira, a delegação brusquense participa de 12 modalidades, sendo que algumas foram encerradas. A competição iniciou no dia 22 e vai até 30.

São 3.364 estudantes de 15 a 17 anos que participam da etapa estadual do evento. A competição tem a participação de representantes de escolas de 279 municípios. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a prefeitura de Videira.

Os campeões das modalidades farão parte da seleção de Santa Catarina que disputará a etapa nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), de 12 a 25 de novembro em Natal. Em 2018, no total, incluindo todas as etapas, foram inscritos 82.036 estudantes nos Jesc, um acréscimo de mais de seis mil participantes, já que em 2017 se inscreveram na competição 75.672 alunos.

Brusque nos Jesc

Delegação brusquense que foi para Videira no fim de semana trouxe quatro medalhas. Foto: Divulgação

Brusque já conta com quatro medalhas no primeiro fim de semana de provas. Os destaques foram os dois ouros conquistados pelo judoca Germano Gelatti Bianchini, na categoria até 73 quilos, e por Matheus Felipe Fontoura Massena na até 66 quilos. Amanda Gabriele Gonçalves foi bonze na até 52 quilos e Maria Eduarda Anacleto bronze na até 70.

Também foram finalizadas, porém sem pódio, as participações de Brusque no tênis de mesa e no xadrez. Neste início de competição, acompanharam a delegação o professor Alessandro Weber e o coordenador de bancada Vinícius Sardo.

São nove escolas de Brusque que cederam atletas para a competição. O Colégio Cônsul tem representação no basquete masculino; o Dom João Becker conta com atletas nas categorias de futsal feminino, judô masculino e tênis de mesa masculino; atleta do Gregório Locks disputa o tênis de mesa feminino; no xadrez, a atleta que representou Brusque veio do Instituto Federal Catarinense; no judô masculino, atleta do João XVIII disputou pela cidade; o colégio Amplo tem representação no voleibol masculino e no feminino; o ciclismo ficou por conta de atletas do Ivo Silveira; também no judô, mas naipe feminino, a escola Francisco de Araújo Brusque cedeu atleta; o judô também contou com atleta do Feliciano Pires.

Guabiruba tem uma equipe na modalidade de futsal feminino, com a representação da Escola de Educação Básica João Boos. A primeira partida da equipe será na tarde desta terça-feira, 16h, contra equipe de Urupema. O time está em chave com o município de Sul Brasil, Videira e Urupema.

Caminho para as medalhas
A equipe de basquete do Cônsul está na chave com Florianópolis, Concórdia e Jardinópolis. A estreia será na manhã desta terça-feira, 26, às 9h, contra o time da capital. O elenco precisa ficar entre os dois primeiros para avançar de fase e lutar pelo título.

Um dos favoritos ao título é o time de futsal feminino. A equipe do Dom João Becker, formada por atletas do Barateiro Futsal, está na chave com Irati, Joinville e Caçador. A estreia é contra Caçador nesta terça-feira, 26, a partir das 11h.

Quem também chega como favorito e tem responsabilidade de fazer boa campanha são os meninos do voleibol do Colégio Amplo. A estreia é terça contra Araranguá. Já no naipe feminino do vôlei, o desafio de início é contra Navegantes.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo