Brusque sedia a 2ª Feira Nacional de Matemática

Estudantes e professores de sete estados participam expondo cerca de 65 trabalhos

Brusque sedia a 2ª Feira Nacional de Matemática

Estudantes e professores de sete estados participam expondo cerca de 65 trabalhos

Cerca de 200 alunos e professores, de sete estados do Brasil, demonstram durante a 2ª Feira Nacional de Matemática, que o conteúdo ensinado na escola também pode ser usado nas atividades do dia a dia. Cerca de 65 trabalhos serão apresentados em estandes no ginásio de esportes do Colégio Cultura, com o objetivo de promover construção e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos.

A feira promovida pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Secretaria de Estado da Educação, Prefeitura de Brusque, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Instituto Federal Catarinense e Colégio Cultura com o apoio das Lojas Havan começa às 17h30 de hoje e segue até sexta-feira, no ginásio de esportes, com entrada gratuita à comunidade.
Participação

Na primeira edição, o colégio anfitrião participou da feira e ganhou o prêmio destaque no Ensino Fundamental, categoria matemática aplicada e/ou interrelação com outras disciplinas. Agora, a dupla de estudantes e amigos Henrique Bortoluzzi Santos, 13 anos, e Cauane Olivette Krainski, 13 anos, da sétima série, apresenta um trabalho sobre nutrição e pretende garantir um novo troféu para a escola com o trabalho produtos Diet e Light. “Fizemos algumas pesquisas com a ajuda de uma nutricionista e rótulos. Medimos o que a gente precisa para ter uma alimentação saudável”, explica Santos.

A matemática foi inserida em regras de três, frações, calorias, litros, gramas. “Aprendemos muito e vamos ter uma alimentação mais saudável”, conta Cauane. Os trabalhos serão avaliados seguindo uma série de critérios e depois serão escolhidos os destaques da edição.
Cultura
Após participar da primeira feira, sediar o evento é motivo de orgulho para a equipe do Colégio Cultura. “O colégio abriu as portas para que venha toda essa diversidade. A realidade dos estudantes é muito restrita, oportunizar esse intercâmbio cultural é muito importante para Brusque”, afirma a diretora, Cássia O. Krainski. 

Antes da etapa nacional, os estudantes participaram de estágios regionais e estaduais. “Estamos muito ansiosos em receber esses estados todos pela primeira vez em Brusque, na segunda edição da Feira Nacional. Além da promoção do evento em si, que é a troca do conhecimento e experiência entre os alunos, o intercâmbio de cultura é muito forte”, diz Solange Zancanaro Moura, supervisora de educação da SDR Brusque.
Programação     

Quarta-feira, 17
Abertura: 17h30 às 18h
Visitação: 18h30 às 20h30
Local: Ginásio do Colégio Cultura

Quinta-feira, 18
Visitação: 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Ginásio do Colégio Cultura

Sexta-feira, 19
Visitação: 8h30 às 11h30
Local: Ginásio do Colégio Cultura
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio