Brusquense de 14 anos vai jogar na base de grande clube da Itália
Cauã Damasceno esteve atuando pelo Brusque nos últimos meses, e agora dá grande passo para realizar sonho
Cauã Damasceno esteve atuando pelo Brusque nos últimos meses, e agora dá grande passo para realizar sonho
O atacante Cauã Damasceno, de 14 anos, vai se mudar para a Itália em 25 de maio para ser um novo reforço nas categorias de base da Roma. Após ter rodado por clubes importantes do Brasil e se destacado ao longo dos últimos anos, o garoto brusquense parte com a família em mais um passo para realizar o sonho de se tornar profissional.
Nascido em 8 de fevereiro de 2008, Cauã começou a praticar futebol e futsal mais a sério aos oito anos, no Bandeirante, em uma troca curiosa. O garoto já começava a demonstrar muito talento no tênis, inclusive com títulos importantes em sua faixa etária, mas decidiu tomar outro rumo e foi apoiado pela família.
Pouco tempo depois, o brusquense começou a treinar no Laboratório do Futebol, que na época era uma célula das categorias de base do Athletico. Aos 10 anos, chegou a ser aprovado num teste do Grêmio, mas, conforme relata o pai, Jhonatan, a decisão foi deixá-lo mais próximo de casa. Ao longo dos anos, foi aprovado em testes de outros grandes clubes, como Palmeiras, Atlético-MG e Internacional, e também de emergentes, como Ferroviária-SP e Azuriz-PR.
Com muita agilidade, velocidade e qualidade no passe, Cauã se tornou um atacante que atua principalmente pelo lado esquerdo do campo, e é considerado uma joia a ser lapidada rumo à carreira profissional. De 2019 a 2021, integrou as categorias de base do Athletico, passando uma semana por mês em Curitiba. Disputou várias competições pelo clube, mas, assim como o esporte no mundo todo, teve sua passagem dificultada pela pandemia.
A família já tinha planos de se mudar para a Itália, já que a mãe de Cauã tem cidadania italiana. Portanto, em novembro de 2021, Cauã permaneceu em Brusque aguardando a mudança, nas categorias de base do quadricolor em parceria com o Santos Dumont, sem assinar contratos de formação com nenhum clube.
“Ele sempre participou de muitas competições, já foi até nosso adversário no Santos Dumont. No ano passado, jogou com a gente e também jogou o Sul-Brasileiro Sub-13, representando o Brusque com a gente. É um atleta muito rápido, tem muita velocidade e boa visão de jogo, qualidade de finalização muito boa. Acredito que é um menino que pode estar se destacando bastante, vamos ouvir falar muito nele. Está em processo de formação, tem um potencial muito bom”, comenta Andreone Reis, técnico do Santos Dumont.
Cauã é agenciado por Chris Hening, ex-jogador de futebol, nascido em Blumenau, que passou 10 anos da carreira na Alemanha, em clubes como St. Pauli, Eintracht Frankfurt, Wolfsburg e Hoffenheim. Hoje empresário, Hening acertou a ida do brusquense à Roma.
Chegando a um grande clube como a Roma, Cauã não pensa pequeno. Espera o quanto antes chegar nas seleções de base da Itália e, quem sabe, a depender de sua evolução, assinar seu primeiro contrato profissional.
“Estou muito feliz por receber esta oportunidade única, de poder jogar em um grande time da Europa, da primeira divisão da Itália. Espero poder representar bem o time, ganhar espaço”, comenta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: