Conteúdo exclusivo para assinantes

Caminho de Brusque para Blumenau, pelo Centro de Gaspar, será alterado

Trânsito na região central passará por modificações, segundo a prefeitura, para reduzir os congestionamentos

Caminho de Brusque para Blumenau, pelo Centro de Gaspar, será alterado

Trânsito na região central passará por modificações, segundo a prefeitura, para reduzir os congestionamentos

O caminho para quem transita de Brusque para Blumenau e Alto Vale passará por alterações em breve. A Prefeitura de Gaspar apresentou, na semana passada, o Plano de Circulação Viária, que integra uma série de modificações de sentido de ruas, sobretudo no Centro.

As mudanças ainda não estão em vigor nem tem data para isso. A prefeitura está realizando reuniões para receber contribuições, contudo, o planejamento inicial já foi exibido. Com as alterações, o objetivo é reduzir as filas e congestionamentos no Centro.

As mudanças devem impactar diretamente a vida de quem passa pelo Centro da cidade. Ainda que não tenha data para isso acontecer, o início das obras será em novembro, segundo a prefeitura.

Na configuração atual, quem se desloca de Brusque para Blumenau, Indaial e cidades nos arredores precisa enfrentar o trânsito carregado na avenida das Comunidades e rua Doutor Nereu Ramos. Segundo a Superintendência de Trânsito (Ditran) de Gaspar, as alterações farão o tráfego fluir melhor.

O plano prevê a criação de binários com sentidos únicos de vias, o desvio de tráfego pesado da área central, desvio de tráfego de passagem, deslocamento de semáforos, e a utilização de vias alternativas.

Ônibus
Diariamente, os brusquenses se deslocam a Blumenau para serviços do poder público, mas também para trabalhar, estudar ou viajar. Os ônibus intermunicipais da Reunidas e da Santa Teresinha, que fazem a linha Brusque-Blumenau, por exemplo, terão de mudar o trajeto, assim como os ônibus que levam os estudantes para a Furb.

Segundo a Ditran, uma rota para os ônibus intermunicipais e urbanos será elaborado em conjunto com as empresas do setor.

Novo caminho
Quem sai de Brusque para Blumenau não poderá pegar diretamente a avenida das Comunidades no Centro de Gaspar. Ao sair da avenida Frei Godofredo, o motorista deverá seguir em frente, pela rua Industrial José Beduschi, para depois dobrar à esquerda na rua São José.

Somente depois é que será possível pegar a via principal, a avenida das Comunidades, para continuar no trajeto já normal em direção a Blumenau.

No caminho contrário voltando para Brusque, o motorista terá de dobrar à direita na rua ao lado do supermercado Top e fazer o novo caminho (veja no mapa).

Projeto
O plano viário de Gaspar é assunto antigo, noticiado por O Município em 2016 e neste ano. Alexandre Gevaerd, que já foi o responsável pelo trânsito em Brusque, é o secretário de Planejamento que toca o planejamento.

A prefeitura informa que serão feitas diversas obras para que o plano viário esteja em operação. São intervenções para a correção de raios de curva, pavimentação, sinalização indicativa, vertical e horizontal.

A pedido do Grupo Bike Segura, de Gaspar, e representantes da Federação Catarinense de Ciclismo, com os quais, também será feita uma rota de ciclistas, que integrará o transporte coletivo urbano, indo ao Terminal, escola e polos geradores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio