Casos de sarna são registrados em creche de Brusque; Prefeitura se manifesta

Órgão informou que foi realizada uma dedetização completa em toda a estrutura dias atrás

Casos de sarna são registrados em creche de Brusque; Prefeitura se manifesta

Órgão informou que foi realizada uma dedetização completa em toda a estrutura dias atrás

Um homem entrou em contato com o jornal O Município nesta segunda-feira, 18, para realizar uma reclamação contra a diretoria do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marli Terezinha Benvenutti Buss, que fica no bairro Limoeiro, em Brusque. Segundo ele, alunos e funcionários da creche estariam apresentando ‘episódios’ de sarna há pelo menos um mês.

Ele, que também é pai de uma aluna, afirma já ter entrado em contato com a diretoria do CMEI algumas vezes, porém, que nada teria sido feito para normalizar a situação. “Minha filha já perdeu aulas por causa da falta de professores (que também teriam pego sarna)”.

Prefeitura se manifesta

Em busca de respostas e detalhes da situação, a equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Brusque na tarde desta segunda-feira.

Em resposta, a prefeitura informou que de fato alguns casos foram registrados, porém, salientaram que a doença é de manejo simples e de tratamento que consiste apenas na aplicação de loção medicamentosa no corpo. 

Também informou que a unidade educacional, além de afastar quem apresenta sintoma de lesão na pele, encaminhando-os ao médico, enviou às famílias um comunicado sobre o registro dos casos para prevenção. Além disso, realizou, no último dia 12 de setembro, uma completa dedetização em toda a estrutura.

Leia o restante da nota:

“Com o objetivo de informar e, acima, tranquilizar a comunidade escolar das imediações do bairro Limoeiro, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Educação, informa que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marli Teresinha Benvenutti Buss notificou alguns casos de Escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, doença de manejo simples e de tratamento que consiste apenas na aplicação de loção medicamentosa no corpo.

A escabiose é uma doença provocada por um ácaro e atinge a camada superficial da pele. Como citado, é considerada uma doença de manejo simples. O protocolo para combatê-la é, além da higienização, encaminhar o doente para Unidade Básica de Saúde (UBS) para iniciar o tratamento.

Conforme informações levantadas junto à Vigilância Epidemiológica de Brusque, a unidade educacional registrou o primeiro caso no dia 28 de agosto de 2023. A paciente, uma servidora da escola, foi imediatamente afastada para tratamento. Nos dias seguintes, até hoje, foram oficializados dois casos em crianças matriculadas e cinco em servidores da unidade.

Os afastamentos são indicados pelo médico, após avaliação das lesões, e variam de um a sete dias, já que o protocolo consiste em aplicação de loção medicamentosa no corpo.

A UBS do bairro foi informada e todos que apresentaram sintomas de lesão de pele foram encaminhados para a avaliação médica. A Vigilância Sanitária foi notificada e realizou as orientações sobre o protocolo de higienização.

Leia também:

1. Onda de calor chega ao Brasil nesta semana e temperaturas devem bater recorde histórico; veja previsão para SC
2. VÍDEO – Família pede ajuda para encontrar morador de Brusque desaparecido há seis dias
3. Brusque vence Operário-PR em jogo com final épico e está praticamente classificado à Série B
4. Dupla Jorge e Mateus é anunciada como atração da Feijoada do Heinig em 2024
5. GALERIA – Saiba mais detalhes do incêndio que destruiu galpão no bairro Rio Branco, em Brusque


Veja agora mesmo!

Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo