Cemitério municipal de Guabiruba será entregue até maio

Terreno situado no Guabiruba Sul está em fase final de regularização

Cemitério municipal de Guabiruba será entregue até maio

Terreno situado no Guabiruba Sul está em fase final de regularização

Até maio, Guabiruba terá oficialmente um cemitério municipal. O terreno, que fica anexo ao cemitério católico no bairro Guabiruba Sul, está em fase final de regularização. Com o novo local, a cidade passará a ter dez cemitérios e poderá alojar de 500 a 600 túmulos nos próximos 15 anos.

O prefeito Matias Kohler explica que a desapropriação da área de cerca de 2 mil metros quadrados e a terraplenagem já foram feitas. Agora, a prefeitura trabalha na parte documental para que o espaço seja oficializado. Segundo ele, falta apenas a colocação de uma cerca lateral e estabelecer critérios para a cobrança da Taxa do Serviço Público. A manutenção será feita pela prefeitura.

O prefeito afirma que todas as questões ambientais foram respeitadas e que buscou-se uma área em que não houvesse nenhum lençol freático próximo. Ele conta que foi feita essa prospecção inicial e análise de perfuração de solo. “É uma área boa, que apresentou as condições necessárias e já está próxima de outro cemitério, e que ainda oferece possibilidade de ampliação”.

O cemitério terá formato tradicional, como de costume na região. Kohler destaca que é responsabilidade do município providenciar o cemitério e que até então as igrejas vinham assumindo este papel.

“Há 30 anos as pessoas eram ligadas às igrejas católica, adventista e luterana, e com as novas denominações religiosas, começou a parecer o problema, já que estas instituições não aceitam, até porque não tinham a obrigação de estabelecer cemitérios. Com isso ficou mais latente a necessidade do município fazer o cemitério e atender todos”.

Atualmente Guabiruba conta com nove cemitérios, todos administrados por igrejas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio