Centro de Convivência será inaugurado oficialmente em Botuverá

Recriar está em funcionamento desde 2011 e atende cerca de 60 crianças

Centro de Convivência será inaugurado oficialmente em Botuverá

Recriar está em funcionamento desde 2011 e atende cerca de 60 crianças

Reformado recentemente, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos RECRIAR, de Botuverá, será inaugurado oficialmente neste sábado, 13 de julho, às 14h30.

Toda a comunidade é convidada a participar da festividade que contará com todas as formalidades características: corte de fita e descerramento de placa. Os presentes poderão também assistir a uma apresentação de dança e teatro, feitas pelos próprios alunos da instituição, cama elástica para a diversão da criançada e coquetel de encerramento.

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi (Nene), e o vice, Nilo Barni, já confirmaram presença. O ex-prefeito e gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR Brusque), Moacir Merízio, também estará presente.

Segundo a coordenadora pedagógica do Centro de Convivência e uma das idealizadoras do projeto, Jussara de Oliveira Lussolli, são esperadas cerca de cem pessoas para a festa.
Transporte

Para o deslocamento das pessoas que moram nas localidades mais afastadas será disponibilizado transporte gratuito.

Um ônibus sairá do bairro Ourinho e outro do bairro Águas Negras, ambos às 13h30. Os interessados devem esperar a condução nos pontos de ônibus utilizados para o transporte escolar. O retorno está previsto para às 16h30.
Sobre o Centro de Convivência

O Centro de Convivência é referenciado ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e existe desde 2011, mas nunca foi inaugurado.

Com novas instalações e equipe de professores ampliada, a instituição atende cerca de 61 crianças. Quatro professores desenvolvem atividades no contraturno escolar, com menores entre 6 e 15 anos de idade. As crianças participam de oficinas de Artes, Dança, Leitura e Informática e também aprendem a cuidar da horta do Centro de Convivência.

Cada criança faz duas atividades por período e ainda recebe lanche no local (para as crianças do turno da manhã o almoço também é servido). Jussara explica que as crianças atendidas são usuárias do Bolsa Família, encontram-se em situação de vulnerabilidade social ou foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar. “É uma estratégia de educação alternativa, voltada para o fortalecimento de vínculos entre elas, e com a família, os colegas da escola e a sociedade”.

Ela explica que eles aprendem a cuidar e a ajudar um do outro, e que já é possível notar melhoras no comportamento de vários deles. A cada dois meses todos os funcionários do local se reúnem para fazer o planejamento das atividades. “Por meio de diversas temáticas, como a da Família, por exemplo, mostramos às crianças o que é adequado, como agir de maneira correta”, salienta Jussara.

Além do desenvolvimento das atividades com as crianças, todas as terças e sextas-feiras, são feitas visitas às famílias. Jussara vai às casas dos meninos e meninas, para um acompanhamento individual de casa caso.


Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura de Botuverá

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio