Ceops inicia identificação de cotas de enchente em Brusque

Levantamento sobre o impacto das águas na cidade iniciou nos bairros Limoeiro e Santa Terezinha

Ceops inicia identificação de cotas de enchente em Brusque

Levantamento sobre o impacto das águas na cidade iniciou nos bairros Limoeiro e Santa Terezinha

Profissionais da Defesa Civil de Brusque, acompanhados de seis alunos bolsistas do curso de Engenharia Civil da Furb, de Blumenau, iniciaram neste sábado, 15 de março, os trabalhos de levantamento de Cota Enchente em Brusque. A ação iniciou pelos bairros Limoeiro e Santa Terezinha.

A dinâmica do levantamento se dará com os estudantes formando três duplas e se deslocando pelas ruas da cidade. Inicialmente, eles farão uma busca por meio de marcas de alagamentos identificadas nos muros e paredes de residências, além de conversarem com moradores, com o objetivo de determinar o nível em que a última enchente, ocorrida em setembro de 2011, atingiu em cada localidade. De posse desse levantamento será elaborada a Carta Enchente.

Num segundo momento e com a utilização de equipamentos especializados, será realizado o estudo de Cota Enchente, determinante para o cidadão conhecer a cota de sua rua em relação à batimetria (medição de profundidade do rio) do rio Itajaí Mirim.

Os acadêmicos receberão do Ceops/Furb um colete de identificação (na cor laranja) para facilitar sua interação com a comunidade.

De acordo com o diretor geral da Defesa Civil municipal, Evandro de Mello do Amaral, os trabalhos de campo se estenderão pelo menos por quatro meses e o prazo para a entrega de todo o estudo concluído, será em setembro deste ano. “Solicitamos a toda comunidade que auxiliem com informações precisas sobre sua rua, bairro ou região, pois o resultado das informações prestadas será o diferencial do sucesso deste estudo”, declarou Amaral.

A Prefeitura de Brusque pede que o morador deve exigir a identificação do profissional que solicitar informações.

Acesso às informações

O resultado do estudo de cotas e da carta enchente serão disponibilizados para toda a comunidade por meio do site oficial da Defesa Civil de Brusque, que está em fase de acabamento, bem como outras informações importantes para a população como: a relação de abrigos para pessoas no caso de grandes eventos adversos; o Plano de Contingência Municipal; o mapeamento das áreas de risco; o Sistema de Telemetria, que permite às pessoas acompanharem de suas casas todo o processo de chuva na cidade e, ainda, a previsão do tempo para nossa região.


 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio