Cesar Souza Júnior (PSD) é eleito prefeito da capital de Santa Catarina
Derrota nas urnas significa a saída do PMDB da Prefeitura de Florianópolis, que vem sendo administrada por Dário Berger desde 2005
Derrota nas urnas significa a saída do PMDB da Prefeitura de Florianópolis, que vem sendo administrada por Dário Berger desde 2005
O candidato Cesar Souza Júnior (PSD) foi eleito prefeito de Florianópolis neste domingo, 28 de outubro. Com 99,3% dos votos apurados, ele aparecia com 53,6% deles, contra 47,39% do candidato opositor Gean Loureiro (PMDB).
No primeiro turno, Souza Júnior teve 31,6% dos votos. Seu adversário, 27,3%. As últimas pesquisas de intenção de voto apontavam um cenário de empate técnico, com resultado imprevisível.
Souza Júnior teve como principal cabo eleitoral o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD).
Sua vitória também impulsiona o PSD, recém-fundado pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que transforma Santa Catarina em seu principal enclave.
A campanha no segundo turno foi marcada por ataques intensos dos dois lados na propaganda eleitoral.
Na TV, Souza Júnior afirmou que a mulher do adversário obteve um cargo na prefeitura quando ele era secretário municipal de governo, em 2006. Loureiro negou ter beneficiado a mulher e disse que os dois não eram casados na época.
A derrota de Gean Loureiro significa a saída do PMDB da Prefeitura de Florianópolis, que vem sendo administrada por Dário Berger desde 2005.
Essa é a segunda vez que Souza Júnior, 33, concorreu à prefeitura da capital catarinense.
Advogado especializado em políticas públicas, ficou conhecido em Florianópolis como apresentador de programas de rádio e TV.
Na política, atuou como deputado estadual, cargo para o qual foi eleito em 2006 e reeleito em 2010. Também foi secretário de Turismo, Cultura e Esporte na gestão do atual governador.
Por Natália Cancian
Fonte: Folhapress