As primeiras semanas de trabalho deste ano estão sendo utilizadas pelas equipes da Secretaria de Obras para executar as manutenções básicas de tubulação. Segundo a Prefeitura de Brusque, com as fortes chuvas que acontecem no fim de tarde, aumentam problemas como rompimento de tubulações antigas, obstrução de tubos e falta de vazão da água desencadeiam dezenas de adversidades como buracos e vias alagadas.
Durante o regime de plantão as equipes atenderam a algumas solicitações e desde o dia 2 de janeiro até nesta quarta-feira, 15 de janeiro, 50 ruas da cidade passaram pelos serviços de conserto de tubulação. Durante o mesmo período, mais de 30 pedidos relacionados à tubulação e mais de 50 relacionados à limpeza e restauração de bocas de lobo chegaram à secretaria.
Inclusa nesse total está a rua Martin Debatin, no bairro Águas Claras. Ainda na subida da parte mais íngreme da via, um tubo quebrado deslocou a água para fora dos demais tubos, provocando a erosão do solo e, consequentemente, um grande buraco localizado em frente à entrada de uma residência. A equipe trabalhou no local nesta quinta-feira, 16 de janeiro, para resolver o problema.
Já na rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, nas proximidades da residência número 660, os tubos que fazem o encanamento de um córrego quebraram. Além de causar buracos no terreno da residência, todo o entorno e vias transversais daquela localidade sofreram com o alagamento.