brusque
Imagem de Brusque registrada neste início de tarde de quinta-feira/Foto: Ciro Groh

Quem achou que o pior da chuva no Vale do Itajaí já havia passado, se enganou. Muita água ainda está por vir nestes 10 dias finais deste janeiro de 2021.

A projeção é do meteorologista Leandro Puchalski, que divulgou um vídeo em suas redes sociais explicando esta condição severa do tempo até o término do mês.

Segundo Puchalski, este atual sistema, responsável por trazer chuvas em altos volumes à região de Brusque, tende a enfraquecer na sexta-feira, 22. Porém, ainda há condição de precipitação nesse dia.

Para o final de semana, o meteorologista sinaliza a chance de aberturas de sol no Vale do Itajaí, tanto no sábado, 23, quanto no domingo, 24. Porém, pancadas de chuvas estão previstas, que podem ser intensas, principalmente no turno da tarde.

Leia também

-Confira a situação das chuvas na região de Brusque nesta quinta-feira

Muita chuva até o final do mês

brusque
O tempo chuvoso e o trânsito de veículos em Brusque/Foto: Ciro Groh

Numa projeção mais avançada, Puchalski aponta volumes expressivos de precipitação para toda SC até o final de janeiro. Confira os detalhes:

“Até o final do mês teremos pancadas de chuvas frequentes em SC em cada um dos dias. Então, muita atenção com os volumes previstos, questão de deslizamentos de terra, nível de rios. Esta é uma preocupação para o restante do mês.

Teremos então algumas aberturas de sol a partir do final de semana, mas as pancadas de chuva vão continuar acontecendo em SC.

No período da manhã sempre em poucas cidades, mas durante à tarde e noite as trovoadas de verão seguem. Esta condição vai ser assim até o final do mês.

Quanto aos volumes previstos até o dia 31 de janeiro, alguns modelos exageram, outros subestimam. Mas há um consenso entre eles para marcas acima de 100 mm. Alguns apontam até 200 mm.

Diante disso, muita atenção com as áreas de risco, questão de deslizamentos, enchentes, regiões ribeirinhas e casas próximas a córregos.

Se você mora num lugar sujeito a essas condições, se proteja, não se arrisque. Algumas mortes são causadas por imprudência. Portanto, fiquem bastante atentos.

De momento, vamos acompanhando o tempo fazendo o devido monitoramento para ver se alguma mudança irá ocorrer. Mas o que temos por enquanto, é isso”.

Com informações de Leandro Puchalski, meteorologista


Receba em seu whatsApp as sempre interessantes matérias do Blog do Ciro Groh. 
Você apenas deve “adicionar” em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.