A força do vento impressionou os moradores de Brusque na tarde dessa terça-feira, 30. Vários danos foram registrados no município associados à ventania.
Acompanhe nas imagens do Radar da Aeronáutica, a evolução desse sistema severo, desde o Meio-Oeste do estado até ao Vale do Itajaí, momentos antes de atingir Brusque.
Podemos observar através das ilustrações, a extensa linha de trovoada, em vermelho, que cruzou SC de sul a norte na tarde de ontem:
Imagem atualizada às 14h15: evento severo sobre o Meio-Oeste/Planalto Sul:
Imagem atualizada às 15h25: evento severo já sobre o Vale do Itajaí, bem próximo de Brusque:
Velocidade registrada do vento
Com relação aos dados de velocidade do vento, me deparei com o problema da queda de energia elétrica e internet em muitos locais onde estão instaladas minhas estações de monitoramento.
Resultado disso está sendo a impossibilidade de acompanhar os dados on-line. Dos 12 equipamentos, 9 continuam sem reportar informações até a manhã desta quarta-feira, 01.
Somente foi possível apurar os picos em Brusque nos bairros Santa Luzia, com 68,1 Km/h e Rio Branco, onde a velocidade máxima atingiu 92,1 Km/h.
Já em Guabiruba, a força do vento marcou 90,1 Km/h no bairro Aymoré.
O que esperar do tempo nesta quarta-feira
De acordo com o AlertaBlu, a quarta-feira deve ter a presença do sol em Brusque e sensação de frio ao longo do dia devido à influência de uma massa de ar seco e frio de origem polar que atua em SC.
O vento no município que sopra na manhã de oeste/sudoeste pode atingir rajadas entre 60 e 80km/k. A partir da tarde o ciclone se afasta para o mar diminuindo sua influência.
Temperatura máxima oscila 17 e 19°C à tarde e a mínima ocorre à noite devido a intensificação do ar frio na região e varia entre 8 e 11°C.
Acompanhe abaixo, o antes e o depois do temporal em Brusque: