A chuva que começou a cair de forma mais consistente sobre o Vale do Itajaí-Mirim já na tarde de segunda-feira, 2, vem acumulando volumes expressivos na região. Em alguns locais monitorados a soma parcial, pontuada até o amanhecer desta terça-feira, 3, excede os 70 mm.
Em Brusque, os valores observados, levando em conta o período acima citado, estão oscilando marcas entre 37 a 58 mm. A localidade de Cristalina está medindo 58,7 mm, o maior índice do município até então.
Em Guabiruba, o bairro Planície Alta apresenta 77,2 mm em 15 horas, sendo por enquanto, o maior acumulado de toda a região. Em Botuverá, a soma parcial desses dois dias está apresentando 47,5 mm na localidade de Ourinhos.
Partindo para a região das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim, as estações de monitoramento fixadas na Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, coletaram valores entre 56 a 61 mm entre a tarde de segunda e o amanhecer desta terça-feira.
Apesar da chuva se mostrar constante, não há registro de transtornos graves causados pelo mau tempo nas cidades situadas no Vale do Itajaí-Mirim. O Blog do Ciro Groh seguirá no monitoramento constante em busca de informações.
Veja também
– Ciclone pode provocar ondas gigantes no Litoral catarinense
Números da chuva
Abaixo tempo exposto na tabela, o levantamento parcial dos números da chuva assinalados entre o período da tarde de segunda-feira e o amanhecer desta terça. Os dados correspondem a cada lugar descrito em anexo.
Imagem de radar
Na imagem de radar, com atualização das 8h da manhã desta terça-feira, mostra nesse horário, chuva em grande parte de SC, ilustrada nas manchas coloridas da figura do mapa.
Podemos observar precipitação de moderada a forte intensidade nos tons mostrados em amarelo e vermelho. Portanto, o cenário requer atenção.
Chuva continua
Segundo informa o meteorologista Leandro Puchalski, segue o estado de atenção para os catarinenses nesta terça-feira, visto que, a instabilidade continua no decorrer do dia, podendo ter alguns intervalos sem chuva.
A quarta-feira, 4, ainda segue chuvosa em SC, porém, começando a apresentar melhorias quando até algumas curtas aberturas de sol podem ocorrer, aponta o especialista.
O tempo deve começar a se firmar de vez na quinta-feira, 5, no estado com o ingresso de um frio seco na sequência, conclui.
Fotos dos leitores
Vamos finalizar trazendo as belas imagens enviadas pelos colaboradores da nossa coluna, mostrando como a terça-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK