Os brusquenses começaram o dia com a presença da chuva. Imagem registrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira/Foto: Ciro Groh

As principais nascentes do rio Itajaí-Mirim voltaram a ter água em abundância. A constatação está sendo feita pelas minhas estações que fazem o monitoramento (também) das chuvas na localidade de Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos.
A “água voltou a correr” graças aos volumes expressivos de precipitação registrados nas últimas horas.

Segundo dados coletados pelos meus equipamentos, entre às 19h39 de ontem até às 7h03 da manhã desta terça-feira, 5, os acumulados parciais naquela região do Alto Vale já chegam aos 60mm.

Com isso, o nível do rio alcançou o pico de 2,69m no início desta madrugada em Salseiro Vidal Ramos, dado este coletado pela ANA (Agência Nacional de Águas) que tem suas réguas de medição instaladas naquele local.
Isto é uma boa notícia, o rio estava precisando!

A seguir, temos os registros parciais de precipitação por todo o Vale do Itajaí-Mirim verificados entre a noite de ontem e o amanhecer desta terça-feira. Podemos ver que em Brusque e entorno choveu bem menos neste período:

Abaixo está a imagem do Radar do Morro da Igreja, atualizada às 7h30 da manhã desta terça-feira. Podemos observar a chuva nas manchas coloridas da figura do mapa, sendo naquele instante de moderada intensidade em amarelo e pontualmente forte, em vermelho:

Fonte: REDEMET