A gente sabe que o Brasil foi polo para imigrantes de muitos países no passado. Alguns deles influenciaram nossa comida, nossas roupas, nossa língua. Mas não tem um lugar no Brasil que você se sinta tão na Europa como nas cidades do Vale do Itajaí.
É possível mergulhar em diversas culturas sem sair do país. Guabiruba é um desses lugares, que traz no seu cotidiano, um pedacinho da Alemanha.
No município guabirubense a influência dos colonos alemães por lá se mantém até hoje, diante de uma invejável qualidade de vida. As cidades do Vale são charmosas, mantendo as ruas bem cuidadas e floridas e Guabiruba, não foge à regra.
Enxaimel de Guabiruba
Impossível mencionar Guabiruba sem lembrar de suas belas casas em estilo enxaimel que resistem à ação do tempo. Elas podem ser vistas em diversos lugares do município.
Uma delas chama atenção não só por sua antiguidade, mas também, pela originalidade e estado de conservação: estamos falando da residência pertencente à família Scharf.
Localizada no bairro Aymoré, essa arquitetura enxaimel teve sua obra concluída no ano de 1945 e foi nesse ambiente que o casal, João e Sophia Scharf, educou seus 10 filhos.
Veja também:
– Conheça o paraíso visto no entorno das nascentes do rio Itajaí-Mirim
Na foto a seguir, os três irmãos Scharf. Da esquerda para a direita, José, João com sua esposa Sophia ao seu lado. À frente, está o outro irmão, Sezefredo./Arquivo: Família Scharf
Galeria de fotos
Confira a seguir, a galeria de fotos elaborada com todo o empenho pelo Blog do Ciro Groh. Todas as imagens forma registradas com autorização da família Scharf:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.