Parte da nota de fake news que está circulando nas redes sociais

Sempre que há um evento extremo do tempo surgem correntes de internet contendo fake news. Isso viraliza rapidamente por redes sociais, especialmente pelo aplicativo WhatsApp, com conteúdos duvidosos.

Uma vez que, o sul do Brasil e outras áreas do centro da América do Sul, enfrentaram uma poderosa onda de calor nesta segunda quinzena de janeiro, um antigo boato que já foi lido em anos anteriores, volta a circular.

A nota, publicada com texto pobremente escrito e recheado de informações falsas e sem sustentação científica alguma, adverte que uma onda de calor histórica irá ingressar ao Sul do Brasil em fevereiro de 2022.

E o falso alerta vai mais além. Diz que diante das altíssimas temperaturas previstas, a população atingida poderá enfrentar falta de energia elétrica e de água o que sugere um caos generalizado para o próximo mês.

Veja também

– Onda de calor deve se despedir de Brusque nesta quinta-feira; atenção para os temporais

Checamos a fake news

brusque
O tempo no município brusquense visto na manhã desta quinta-feira/Arquivo: Ciro Groh

O Blog do Ciro Groh vem a público trazer a explicação do engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, a respeito de mais essa fake news que está tomando conta das redes sociais:

“Um mês de verão como qualquer outro já registrado em anos anteriores. Esse fevereiro terá sim, alguns dias quentes ou muito quentes. Entretanto, hoje, nenhum modelo indica episódio sequer parecido à atual onda de calor no Sul do Brasil”.

“Nenhum Instituto de Meteorologia, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alertou sobre ser o fevereiro mais quente da história das medições. Trata-se de mais uma fake news”.

“A propósito, essa mesma mensagem já circula pelas redes sociais há cerca de 5 a 6 anos. Sempre no verão, quando acontece algum evento de calor mais forte. Oportunistas e irresponsáveis que se aproveitam da ocasião para espalhar pânico”.

*Com informações: Ronaldo Coutinho/Climaterra


*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.