*Acompanhe a galeria de fotos ao final desta edição

As mais diversas pessoas que passam diariamente pela rua Octaviano Rosa, no bairro brusquense do Cedro Alto, desconhecem a rica história inserida nas paredes que ainda permanecem de pé, bem ao lado da estrada.

brusque
Arquivo: Ciro Groh

As ruínas são os pedaços remanescentes de uma casa que começou a ser construída em  1896 por João Primo da Silva Mafra, onde nela residiu por vários anos e pôde criar e educar seus filhos.

O neto de João Primo, o Sr. João Mafra, mais conhecido no Cedro Alto como seu Jica Mafra, falou ao Blog do Ciro Groh e traz mais detalhes acerca da história escondida por entre essas paredes remanescentes:

“Muitos Mafras de hoje têm sua história iniciada nessa casa. Meu pai, João Vitorino Mafra, foi um deles que morou lá por muitos anos. Me lembro muito bem do formato da residência anos atrás”.

brusque
O casal sentado, Sra. Clara e o Sr. João Vitorino Mafra. Ele, filho de João Primo da Silva Mafra, quem construiu a casa

“Outro Mafra que também viveu ali por muito tempo no passado foi meu tio, o Sr. Ambrósio Mafra, pai do fundador da concessionária Bóca Mafra Automóveis, o Sr. Ambrósio Mafra Filho, que faleceu em maio de 2021”.

“A casa passou por 2 restaurações ao longo de sua existência, porém, os últimos moradores saíram há cerca de 40 a 45 anos. De lá pra cá, a residência ficou sem manutenção vindo a sobrar apenas as ruínas”.

“Atualmente todo aquele espaço pertence à Sra. Albertina Mafra Gonçalves, que por sua vez, mantém o lugar aberto à visitação pública. Sempre tem alguém parando lá para levar alguma recordação em fotos”, conclui seu Jica.

brusque
Su Jica Mafra posando para o Blog do Ciro Groh/Arquivo: Ciro Groh

Filmagens e fotografias

É muito comum encontrar pessoas no local aproveitando o cenário diferenciado para eternizar momentos especiais em suas vidas, a citar, datas festivas de aniversário, casamento ou qualquer outro motivo que justifique a ocasião.

Recentemente uma agência de modelos situada no Litoral de SC usou o espaço para o registro de fotografias, tendo ao fundo, as ruínas dessa casa que traduzem a rica história da família Mafra.

Confira mais abaixo a galeria expondo as demais fotos.

Oferecimento:

Leia também:
Frio intenso a caminho do Vale do Itajaí nos últimos dias de agosto


Galeria de fotos


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK