O assunto do momento que está dominando as redes sociais, vem ser esta projeção de frio intenso que deve impactar as temperaturas em SC nos últimos dias de julho.
Mas antes de falar sobre o tema, vamos trazer um assunto que não deixa de ter relação com os termômetros: o frio da madrugada deste domingo, 25, no Vale do Itajaí-Mirim.
Em alguns locais da região o dia começou na marca de 6ºC, a trazer como exemplo, Vidal Ramos. Outro município que amanheceu igualmente gelado foi Presidente Nereu (7,6ºC).
Já os brusquenses não precisaram de casacos tão pesados, diante dos índices que oscilaram 12 a 14ºC nas primeiras horas da manhã.
Segundo a Climaterra, o domingo tende a ser amplamente favorável às práticas ao ar livre em geral. O tempo seco predomina não só em Brusque, mas em todo o estado.
Veja também:
-Lua cheia traz charme especial à noite brusquense
Confira a seguir os valores mínimos assinalados entre a madrugada e amanhecer deste domingo correspondentes a cada lugar descrito em anexo na tabela:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
O frio intenso que está por vir
Muitas pessoas estão à procura de notícias, a fim de saber maiores detalhes sobre esta previsão de frio muito intenso que deve marcar os últimos dias de julho em SC.
O Blog do Ciro Groh fez o contato com Ronaldo Coutinho, da Climaterra, que falou a respeito à nossa coluna:
“Dados atualizados neste domingo continuam apontando frio muito forte para os últimos dias de julho. Na Serra Catarinense, as mínimas podem marcar negativas abaixo de -10 a -12ºC nos dias finais da próxima semana”.
“Para vocês brusquenses, há também expectativa de temperaturas negativas, ente -1/2ºC na área rural do município e 1 a 3ºC positivos na maior parte da cidade com geada ampla”.
“Já nas cidades de maior altitude do Vale do Itajaí, como Presidente Nereu e Vidal Ramos, as marcas negativas podem ir muito além de -1/-2ºC”.
“Dados atuais apontam o amanhecer de sexta-feira, 30, como o mais gelado da semana em SC. Antes, tem a chuva na terça-feira, 27 e logo depois o ingresso do frio na quarta”.
Sobre a possibilidade de neve
“Qualquer previsão de neve é feita 24 a 48 horas antes do evento. Portanto, ainda é muito cedo para qualquer posição definitiva a respeito”.
“O que podemos antecipar hoje, domingo, é que os modelos mostram uma condição favorável na Serra Catarinense entre a quarta e a quinta-feira da próxima semana”.
“Nos preocupa a população mais carente. Além disso, a agricultura deve sofrer muito os impactos desse frio que promete ser muito rigoroso”.
Coutinho destacou também as atualizações dos modelos de previsão que mudam a cada rodada. Por isso, falou por diversas vezes que tudo o que está projetado na previsão deste domingo pode sofrer alterações, tanto para mais, como para menos frio.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.